Conecte-se Conosco

BELÉM

TJ/PA afasta chefia do Cartório 2º Ofício, Diego Kós Miranda dá sua versão

Publicado

em

Nessa sexta-feira (01), foi noticiado que Diego Kós Miranda foi destituído do Cartório 2º Ofício, localizado na Av Bras de Aguiar.

Confira a notícia que está sendo divulgada:

NAZARÉ – BELÉM
CARTÓRIO 2 OFÍCIO –
BRÁS DE AGUIAR DATA : 31 10 2019
Cartório de 2 Ofício teve interdição com polícia e o que foi de direito. O Sr.Diego Kós Miranda foi afastado do Cartório , assumindo a nova Oficial , parece que a polícia flagrou o momento onde o ex iria apagar todo e qualquer prova das irregularidades cometidas no Cartório.”

Em sua versão, Diego explica o ocorrido;

“Informo que, ao contrário do mencionado na decisão judicial, foi procedido o pagamento do valor de 235.190,62, na mesma data determinada para recolhimento, conforme autorização da Presidência do tribunal.
Dessa forma, para efeito de publicização e visando preservar a realidade dos fatos e a honra deste interino, informa-se, que o aludido valor foi quitado pelo então interino Diego Kós Miranda não restando pendência a este título, conforme comprovante de pagamento bancário de boleto em anexo.”


Veja a baixo, o documento que comprova o pagamento conforme afirma Diego;

BELÉM

Prefeitura de Belém entrega praça revitalizada no Marco

Publicado

em

Moradores do bairro do Marco ganharam um novo espaço de lazer completamente revitalizado na noite desta quarta-feira, 13. A praça Camillo Martins Viana, inaugurada pela Prefeitura de Belém por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), fica na avenida Rômulo Maiorana esquina com a travessa Humaitá, e vem proporcionar mais lazer para a comunidade da área.

Participaram da cerimônia o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, secretários municipais e outras autoridades. A praça Camillo Martins Viana recebeu novos brinquedos infantis, recuperação de calçada, iluminação pública, pintura geral e paisagismo. “Entramos com as secretarias de urbanismo, saneamento e meio ambiente. Uma praça arborizada, com brinquedos e área de convivência familiar”, disse Zenaldo.

De forma simbólica, Zenaldo e os moradores da área plantaram uma muda da espécie pau-brasil. O prefeito destacou a parceria com a comunidade para manter o espaço conservado. “Nós precisamos do apoio da comunidade. Ajudem para que a praça tenha mantida a sua qualidade. Vamos todos contribuir para a manutenção desse espaço”, ressaltou o prefeito.

Lazer – A dona de casa Daliane Garcia, de 32 anos, não escondia a satisfação em ver o local que costuma frequentar com o filho Diogo, de apenas oito meses de vida, completamente revitalizado. “É um benefício para todo mundo. É um novo espaço em que podemos brincar com as crianças e ficar com nossa família”, comentou.

Os novos brinquedos da praça como balanços, escorregador e gangorra, estão todos com placas informando o limite de idade para utilização, uma forma de prevenir o uso incorreto. O espaço já estava sendo aproveitado por Enzo Leite, de 8 anos. “Já brinquei algumas vezes aqui, eu gostei que pintaram e porque tem muitos brinquedos”, disse.

De acordo com titular da Seurb, Anette Klautau, a revitalização da praça Camillo Viana faz parte de uma série de reformas e revitalizações de logradouros públicos realizada pela Prefeitura de Belém. “Estamos fazendo um programa na cidade que é o Cuidando de Nossas Praças, revitalizando espaços públicos de lazer”, destacou a secretária.

Homenagem – A família do médico Camillo Viana, que dá nome à praça, compareceu à cerimônia de entrega do logradouro.  A homenagem é um reconhecimento aos 80 anos de trabalho dedicados à luta pela preservação da Amazônia do médico, folclorista e ambientalista, que morreu em setembro desse ano aos 93 anos de idade.

Flávio Viana, filho do homenageado, ficou emocionado ao ver o pai reconhecido pelo trabalho realizado. “Meu pai foi homenageado lindamente dando nome à praça. Ele desenvolveu um trabalho com o meio ambiente como um todo, ele tinha essa preocupação”, disse.

Texto: Victor Miranda

Continue lendo

BELÉM

Obras avançam nas áreas da saúde, educação e nos espaços de lazer da capital

Publicado

em

Foto: Reprodução / Fonte: Agência Belém

Nos bairros da Cremação e do Jurunas, em Belém, equipes da Prefeitura seguem com as obras de construção, reforma e ampliação de espaços. Durante toda a manhã desta quarta-feira, 13, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, vistoriou o prédio da Unidade de Educação Infantil da Cremação e a Praça Dalcídio Jurandir, na Cremação e no Jurunas, acompanhou o andamento da construção da Unidade de Saúde do Portal da Amazônia, que segue na etapa final da obra.

“Estávamos praticando nosso esporte aqui quando o prefeito chegou e ouviu todos os nossos atendidos e atendeu nossa solicitação, que é a de um espaço adequado para praticar esporte aqui na praça”, comentou a cabeleireira Eloísa Santos, que estava com um grupo de amigos que praticam boxe toda semana na praça.

“A Praça Dalcídio Jurandir está sendo revitalizada, totalmente reformada e também ganhando equipamentos para a sua arena cultural”, detalhou Zenaldo Coutinho. “A gente fica muito feliz porque é um grande complexo que está sendo restaurado junto com a escola”, completou o prefeito de Belém, referindo-se a Unidade de Educação Infantil que fica bem ao lado da praça e que também recebeu a visita do prefeito.

“Hoje nós temos 218 crianças na unidade e vamos ampliar ainda mais o número de ofertas de vagas”, garantiu o gestor. A reforma, prevista para ser entregue até o final deste ano, contempla pintura geral, instalações elétricas e hidrossanitárias, cobertura, e climatização.

SAÚDE – No bairro do Jurunas, Zenaldo Coutinho acompanhou o avanço das obras na Unidade de Saúde do Portal da Amazônia que está na última etapa da construção, recebendo os acabamentos finais para ser entregue à população.

“Agora em dezembro vamos entregar mais uma unidade de saúde para o povo de Belém”, pontuou Zenaldo Coutinho.

A unidade oferecerá atendimento odontológico, três equipes de estratégia Saúde da Família, onde cada equipe atende 4 mil pessoas por mês, totalizando aproximadamente 12 mil atendimentos ao ano.

Texto: Adriana Pereira

Continue lendo

BELÉM

Prefeitura de Belém garante tarifa menor para o reajuste de água

Publicado

em

Foto: Reprodução /Fonte: Agência Belém

Ontem pela manhã, quarta-feira (13), membros do Conselho Superior de Administração da Agência Reguladora de Água e Esgoto de Belém Amae – CSA, em sessão ordinária, aprovaram o índice de 18% para o reajuste da tarifa dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário para o município de Belém. O reajuste ficou abaixo do índice  de 91,6%, pedido pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa).

O CSA é formado por entidades do setor de saneamento básico e esgotamento sanitário do município e organizações não governamentais relacionadas com o tema. O percentual de 18% defendido pela Amae e aprovado pelo Conselho, foi menor em comparação a duas outras propostas apresentadas, uma de 30% apontada pelo Sindicato dos Urbanitários do Pará (STIUPA) e outra de 25% proposta pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Secção Pará (ABES/PA).

“Em abril, a Cosanpa apresentou um estudo para o aumento de tarifa, no entanto, no mesmo estavam ausentes informações importantes para uma análise conclusiva para a definição do índice a ser aprovado, além do mesmo se encontrar em desacordo com a metodologia definida em resolução de 2018 do CSA, para a avaliação e aprovação da tarifa para 2019. Em função disso, nós ficamos ao longo do tempo em discussões e entendimentos, de como apresentar os mesmos, em função da metodologia definida, até que se chegou ao consenso, não sem antes apresentar as considerações destes ao Ministério Público e a Defensoria Pública”, explicou o diretor-presidente da Amae, Antonio Noronha.

“Tão importante quanto a necessidade da aprovação de um índice de reajuste para a tarifa é levar em conta também, que este valor a ser aprovado leve em consideração o aspecto social e a capacidade de pagamento do usuário, de forma a garantir a todos o acesso ao serviço público, principalmente ao de menor renda”, completou Noronha.

A metodologia do cálculo para o Índice de Reajuste Tarifário (IRT) utilizada pela Agência Reguladora prioriza diversos fatores, entre eles os valores dos investimentos realizados pela operadora na melhoria e expansão e na gestão dos serviços, conforme definido no Plano Municipal de Saneamento Básico de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Belém, os critérios técnicos, econômicos, contábeis e financeiros da Companhia.

Em valores, atualmente a tarifa vigente para a faixa de consumo de menor poder aquisitivo de até 10 m³, paga R$ 24,90 de tarifa da água, com o reajuste aprovado será pago R$ 29,38. A nova tarifa só poderá ser cobrada depois de 30 dias da data de publicação no Diário Oficial do Município.

Proposta – No início do ano, a Cosanpa propôs um reajuste de 96%, sendo que a inflação do período foi de 3,9%. A proposta não atendeu ao ciclo tarifário, uma vez que o estudo foi realizado baseado no ciclo de janeiro a dezembro 2017, o que acabou gerando uma grande distorção no resultado do cálculo.

O estudo com os novos ajustes solicitados pela AMAE foi apresentado pela Cosanpa na segunda quinzena do mês de outubro, já com o período correto do ciclo tarifário, onde a Companhia apresentou um pedido de reajuste de 91,6%, que uma vez colocado em discussão, o Conselho aprovou o índice de 18%.

Texto: Adriana Pereira

Continue lendo

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Corpes Digital