Conecte-se Conosco

BELÉM

Turismo em Belém ganha impulso em mais de sete anos de gestão

Foto: Divulgação / Fonte: Agencia Belém

Publicado

em

Ser referência no atendimento às necessidades do turista tem sido um dos maiores compromissos da Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur).

Entre os anos de 2013 e 2019, a Belemtur realizou ações pontuais, como os aniversários de Belém e do ver-o-peso, cursos de qualificações e capacitações profissionais, apoiou o turismo de negócios, disponibilizou um gerente para o Complexo do Ver-o-Rio para melhor assegurar a utilização do espaço com diversos tipos de eventos.

A BelemTur também se fez presente em vários projetos de parcerias com órgãos e instituições públicas e privadas, como o Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), o Grupo Ocrim e outros. De acordo com o diretor de planejamento da Belemtur, Jackson Tavares, a Ocrim foi uma grande parceira durante todo esse período. “É sempre uma satisfação termos parceiros e a Ocrim é mais um dos vários parceiros que temos”, afirma o titular da BelemTur.

O projeto “Laços” marcou o encontro de Belém com Portugal na gastronomia e na cultura. Já o Festival Gastronômico Brasil Sabor hoje está no calendário de Belém, com mais de 30 restaurantes participantes, além de vários empreendedores da cadeia produtiva gastronômica e do turismo, atingindo mais de 30 mil visitantes na última edição.

O Belém Cidade Criativa da Gastronomia impulsionou ainda mais o turismo gastronômico na cidade com o Encontro Mundial das Cidades Criativas da Gastronomia, realizado na capital em 2017. Hoje devido à agenda de vários Circuitos Gastronômicos, os visitantes têm se multiplicado. 

Círio – O Receptivo do Círio, que ocorreu dentro do salão de desembarque do Aeroporto Internacional de Belém, em parceria com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), foi uma grande festa. Foram recebidos mais de 130 mil visitantes só ano de 2019.

O projeto “Amigo do Turista” e o Festival do Tacacá e do Açaí, ambos realizados no Portal da Amazônia, também foram sucesso.
O Mapa Turístico de Belém e a 8º Feira do Pará Negócios, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, além de dezenas de outros eventos de negócios, foram realizados na cidade.

Para firmar todos os projetos e ações, desde 2013 até o ano de 2019 a BelemTur reativou o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) regulamentando o Fundo Municipal de Turismo (Fumtur).

Mais – Concluiu e entregou o Inventário da Oferta Turística da Região Insular e Continental. Criou parceria com a Faculdade Pan Amazônica (Fapan), o aplicativo da oferta turística “Explore Belém”, elaborou o Plano Municipal de Turismo (PMTB) e participou da revisão do plano diretor, objetivando abrir um capítulo especifico para o turismo na capital.

“É importante frisar que esta coordenadoria é o órgão oficial do turismo de Belém e, apesar de representar a cidade, não faz viagens, pois teríamos que participar de feiras, seminários, reuniões, projetos junto a vários órgãos da cadeia produtiva do turismo, em território nacional e internacional”, afirma Jackson Tavares.

Por Laiana Damasceno

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Ideia Virtual