Conecte-se Conosco

SAÚDE

Vacinação contra sarampo e poliomielite prossegue em Belém

Publicado

em

O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e o Sarampo mobilizou neste sábado18, mais de 2 mil servidores e voluntários no atendimento à população nos 300 postos de vacinação distribuídos entre unidades básicas de saúde (UBS),  Estratégias Saúde da Família (ESF) e shoppings da cidade. A ação chegou a todos os distritos e às ilhas.

A abertura do Dia D ocorreu na praça Batista Campos, onde a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), montou um posto de vacinação, além de disponibilizar atendimento na unidade móvel de vacinação. A abertura contou com a presença do secretario municipal de saúde, Sergio de Amorim Figueiredo, e do titular da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Vítor Mateus.

Arthur Serrão, de 4 anos, foi o primeiro a chegar no posto de vacinação, acompanhado dos pais Daniele e Douglas Serrão. Enquanto o menino se distraía com os personagens da família do Zé Gotinha, os pais receberam explicações dos servidores da Sesma sobre o procedimento de aplicação de vacina. Os trabalhadores da saúde checaram a carteirinha vacinal da criança que, segundo a mãe, está sempre em dia. “Nós mantemos o cartão dele em dia para evitar acumular as vacinas. Já estávamos sabendo da ação e sempre procuramos prevenir doenças com vacinas, por isso ele nunca adoeceu”, disse.

A vacinação é voltada para crianças de 12 meses a 4 anos de idade e mesmo que a criança já tenha se vacinado ela deverá tomar a dose novamente. Segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Sesma, Leila Flores, o objetivo é melhorar a cobertura vacinal. “Essa campanha é para oportunizar aos pais a levarem os filhos para se vacinar, na faixa etária de 1 a 4 anos, independentemente do estado vacinal e, assim, melhorar a cobertura vacinal e proteger a população contra essas doenças”.

A campanha de intensificação da vacina contra o sarampo e a poliomielite é uma mobilização nacional e se iniciou no dia 6 de agosto, com previsão de ser encerrada no dia 31 de agosto. Em Belém, a meta é vacinar 95% das 79.309 crianças na faixa etária indicada, informou o titular da secretaria municipal de saúde, Sergio de Amorim Figueiredo: “Nós iniciamos a campanha no dia 6 de agosto, a vacinação continua até o dia 31, a gente tem em torno de 79 crianças a serem vacinadas e a gente vai perseguir esse número. A secretaria, em todos os postos de saúde, unidades municipais, equipes de saúde da família, vai estar a postos de segunda a sexta-feira para garantir as vacinas”.

Para facilitar o acesso da população às vacinas, os postos de saúde municipais ficaram abertos das 8h às 17h, neste sábado. Helena Ferreira, 2 anos, foi levada pelos pais ao posto de saúde da Cremação e tomou novamente a vacina contra o sarampo e poliomielite. Para  Magda Alexandre, mãe da menina, vacinar a filha é cuidar. “Ela é nosso bem mais precioso. Então, como a gente a ama, a gente sempre está cuidando e cuidar é se responsabilizar por tudo que tem que acontecer na vida dela, inclusive a vacinação, para manter a saúde dela em dia”, afirmou.

Além das unidades de saúde, shoppings da capital também receberam postos de vacinação, fruto de parceria com a Sesma. No Pátio Belém, cedo a fila já se formava. O administrador Alexandre Neves estava com a filha Eva, de 3 anos, e procurou vacinar a criança o quanto antes. “Acho importante para a saúde dela, já que estamos tendo novos casos de sarampo. Acho que todo mundo tem que aderir”. Houve vacinação, ainda, no Parque Shopping e nos shoppings Castanheira e Bosque Grão-Pará.

Serviço:

No domingo,19, a Prefeitura de Belém disponibilizará vacinas em postos montados na praça Batista Campos, no Bosque Rodrigues Alves e no Museu Emilio Goeldi, das 8h às 12h.

 

Continue lendo
Clique para comentar

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Ideia Virtual