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MARABÁ

Vale-Alimentação Estudantil é rejeitado em mercados de Marabá

Foto: Divulgação / Fonte: Correio De Carajás

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Desde que a terceira parcela do Vale-Alimentação Escolar foi liberada aos alunos da rede estadual de ensino em Marabá, alguns estudantes vêm se queixando sobre mercados que não estariam aceitando o cartão. O benefício foi concedido aos alunos assim que as aulas foram suspensas, devido à pandemia do novo coronavírus.

Trata-se de um cartão, com recarga de R$ 80,00, para garantir alimentação aos estudantes durante o período de suspensão das aulas. O benefício começou a ser pago em abril quando foi feita a primeira entrega.

No entanto, com a recarga da terceira parcela no último dia 30 de julho, alguns mercados passaram a não aceitá-lo mais.

Paula Melissa Modesto é estudante do 3º Ano da Escola Estadual Anísio Teixeira, mora no Bairro Filadélfia, e relata que desde que recebeu o cartão com a primeira recarga vem fazendo compras em um determinado supermercado, que consta na lista dos credenciados no programa.

“Só que quando recebi a última parcela, eu fui lá fazer compras com minha irmã, que também tem o cartão, e o gerente nos informou que não estão mais aceitando. Tivemos que ir bem longe, em outro credenciado para podermos fazer nossas compras”, conta Paula.

Essa situação foi relatada também por outros estudantes, que encaminharam mensagens queixando-se ao WhatsApp da TV Correio Marabá.

Diante disso, Paula Melissa e os demais questionam sobre como ficarão nessa situação. “É complicado, pois eu moro longe dos mercados credenciados e o mais próximo agora não aceita mais. Gostaria de saber por que isso está acontecendo”, questiona Paula.

A Reportagem do Portal Correio procurou os principais supermercados de Marabá e apurou que o problema está na empresa terceirizada, responsável pelo gerenciamento das recargas, a Meu Vale.

Segundo informações dos gerentes, a empresa não estaria realizando os repasses das compras feitas pelos estudantes que utilizam o cartão. Devido a isso, alguns mercados optaram por não participar mais do programa.

POSICIONAMENTOS

O Portal Correio procurou a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) questionando se o órgão possui conhecimento da situação. Em nota, foi informado “que a forma de pagamento é uma negociação realizada diretamente entre a empresa e a rede comercial credenciada”.

Ainda segundo a nota, a Seduc afirma que “está acompanhando a situação, já tendo notificado a empresa Meu Vale sobre a necessidade de regularizar o atendimento o mais rápido possível”.

A Seduc recomendou que os alunos denunciem a situação ao Procon ou ao Ministério Público de cada município, caso o problema continue. A empresa Meu Vale também foi procurada pela Reportagem, porém, não houve retorno.

SAIBA MAIS

Segundo o governo do estado, nesta terceira recarga serão beneficiados 575 mil alunos das 927 escolas estaduais, um investimento total de r$ 123 milhões garantidos com recursos próprios do Estado. A relação de supermercados credenciados podem ser conferidos no site da Seduc.

Por Zeus Bandeira

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