Conecte-se Conosco

GOVERNO DO PARÁ

Vaticano – Igreja e governadores começam a discutir compromissos com o a Amazônia

Publicado

em

Foto: Reprodução / Fonte: Agência Pará

Uma ampla discussão sobre a Amazônia, região que ganhou os olhares do planeta devido ao avanço da destruição de sua cobertura vegetal, foi aberta na manhã desta segunda-feira (28) no Vaticano (Itália), como tema central do encontro promovido pela Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano e governadores da Amazônia brasileira. O governador do Pará, Helder Barbalho, é um dos gestores que participam do evento, e logo mais apresentará a contribuição do Governo do Pará ao plano de compromissos com a Amazônia.

A Primeira Cúpula de Governadores da Pan-Amazônia pretende ampliar o diálogo com a comunidade internacional a partir do debate sobre crise ambiental, notadamente o aspecto climático, um dos mais afetados pela destruição de florestas e demais ecossistemas.

Na abertura, o cardeal brasileiro Dom Cláudio Hummes, relator-geral do Sínodo para a Amazônia, evento presidido pelo Papa Francisco e encerrado no domingo (27), destacou a importância de “discutirmos a possibilidade de vida do planeta e o futuro da humanidade. Precisamos entender que, sobretudo jovens e crianças, devem ser inclusos nesse processo tão importante de desenvolvimento da região amazônica”, ressaltou o cardeal.

O Sínodo da Amazônia debateu durante quase um mês a realidade amazônica, com ênfase no combate a crimes ambientais e na construção de políticas públicas efetivas para o desenvolvimento da região.

Consórcio – Além de Helder Barbalho, participam os governadores do encontro os govenadores Wilson Lima, do Amazonas; Flávio Dino, do Maranhão; Waldez Góes, do Amapá, e presidente do Consórcio Interestadual para a Amazônia Legal, e Wellington Dias, do Piauí, que representa o Consórcio do Nordeste (parceria entre governadores que visa traçar o planejamento estratégico para a captação de investimentos internacionais destinados ao desenvolvimento da região).

Também estão no Vaticano o ministro do Meio Ambiente da Colômbia, Ricardo José Lozano Picón, chefes do Executivo de nove países que compõem o território amazônico, convidados, autoridades, representantes da sociedade civil e pesquisadores.

 A cúpula vai discutir desmatamento líquido zero, direitos dos povos indígenas, populações tradicionais, bioeconomia, erradicação da pobreza e valorização dos serviços ambientais prestados ao planeta.

GOVERNO DO PARÁ

Servidores públicos, saiba o dia do pagamento dos salários deste mês

Publicado

em

Foto: Reprodução / Fonte: DOL

O pagamento dos salários do mês de outubro dos servidores públicos, da administração direta e indireta serão efetuados pelo Governo do Estado do Pará a partir desta segunda-feira (28).

Os primeiros a receberem seus vencimentos serão os inativos militares e pensionistas civis e militares, além dos inativos civis e as pensões especiais da Secretaria de Estado de Administração (Sead).

O pagamento será encerrado no dia 31 de outubro, com os servidores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), da capital e do interior.

Confira o calendário de pagamento:

Dia 28 (segunda-feira) – Inativos militares e pensionistas civis/ militares e inativos civis e pensões especiais/ Sead.

Dia 29 (terça-feira) – Auditoria-Geral, Casa Civil da Governadoria, Casa Militar, Defensoria Pública, Gabinete da Vice-Governadoria, Procuradoria-Geral do Estado, Sedap, Sectet, Sead, Sefa, Seplan, Semas, Secult, Seel, Sedeme, Sejudh, Sedop, Sespa, Seaster, Setran, Secom, Setur, NGTM, NEPMV, NGPR e NAC.

Dia 30 (quarta-feira) – Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Segup, Adepará, Arcon, Asipag, Codec, Ceasa, Cohab, CPC Renato Chaves, Detran, EGPA, Emater, FCG, FCP, Fasepa, Funtelpa, Fapespa, Hospital de Clínicas, Hospital Ophir Loyola, Fundação Hemopa, Imetropara, Iasep, Igeprev, Imprensa Oficial do Estado, Iterpa, Jucepa, Prodepa, Fundação Santa Casa, Susipe, Uepa, Ideflor-Bio, CPH e Parápaz.

Dia 31 (quinta-feira) – Seduc (capital e interior).

Continue lendo

GOVERNO DO PARÁ

Hospital Oncológico Infantil é o primeiro do país a alcançar certificação de excelência

Publicado

em

Fonte: Agência Pará

Hospital no Pará é primeiro da rede pública de saúde do Estado com atendimento à oncologia pediátrica a alcançar o nível máximo da certificação de qualidade concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA)

A rede de hospitais públicos do Pará deu mais um passo em direção ao reconhecimento da qualidade dos serviços prestados à população. A partir de agora, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, é mais um a receber o selo “Acreditado com Excelência ONA 3”, o nível mais alto de qualidade concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) às instituições de saúde do país que apresentem uma gestão integrada e uma assistência segura e de qualidade aos usuários.

O Hospital, considerado referência para o diagnóstico e tratamento especializado de crianças e adolescentes com câncer no Pará, se torna o primeiro do Sistema Único de Saúde (SUS), no segmento de oncologia pediátrica, a conquistar a certificação ONA 3.

No Pará, além do Oncológico Infantil, outras três unidades públicas de saúde possuem a certificação de excelência: o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém; o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira; e o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG). Além do Oncológico Infantil, o Hospital Galileu também conquistou a certificação ONA 3 neste ano.

Na sexta-feira (18), em meio às comemorações pela passagem do Dia das Crianças e do aniversário de quatro anos do Hospital Oncológico Infantil, a diretoria da Unidade anunciou oficialmente para colaboradores, usuários e autoridades locais dos poderes Executivo e convidados, a homologação do resultado da auditoria realizada entre os dias 17 e 19 de setembro.

A secretária Adjunta de Gestão de Políticas de Saúde, Ivete Gadelha Vaz, acompanhou as comemorações pelo aniversário do Hospital. “Para o Governo do Estado e para a Secretaria de Estado de Saúde é uma grande satisfação esse reconhecimento recebido pelo Hospital Oncológico Infantil. E que essa qualificação possa se estender por todos os hospitais do estado do Pará. Isso, sem dúvidas, será um ganho para todos.”

“Quando o Hospital começou a funcionar, optamos em trabalhar de uma forma diferente, valorizando a história dos pacientes, dos colaboradores e a cultura de cada um deles para entregar uma assistência de qualidade e de referência para o Brasil”, finalizou Alba Muniz, diretora Hospitalar do Oncológico Infantil.

Continue lendo

GOVERNO DO PARÁ

Imprensa Oficial do Pará imprime 10 mil cartilhas sobre combate à violência contra crianças

Publicado

em

Fonte: Agencia Pará

A Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa) entregou, na manhã desta sexta-feira (18), 10 mil exemplares da cartilha “Passo a passo para o atendimento dos casos de violência contra crianças e adolescentes em Belém do Pará”, de autoria de Diego Martins, coordenador do Projeto Futuro Brilhante, que arrecada material didático para alunos da rede pública de ensino.

O chefe de gabinete da Ioepa, Sidiclei Barros, e Rodrigo Moraes, coordenador da Editora Pública, receberam Diego Martins, mestre em Segurança Pública, a quem entregaram as cartilhas e destacaram a importância da iniciativa. Os dois gestores puseram a Ioepa à disposição para futuras reimpressões do material, dentro da linha comercial, com preços mais acessíveis em relação aos praticados pelo mercado gráfico. 

A cartilha foi desenvolvida por Diego Martins durante o mestrado em Segurança Pública, na Universidade Federal do Pará (UFPA), e lançada digitalmente em abril deste ano. Agora, graças à parceria com a Ioepa, o material impresso será distribuído em pontos estratégicos da região, como forma de combate e prevenção à violência.

O coordenador do Projeto Futuro Brilhante informou que, durante seu mestrado, percebeu que as pessoas têm dificuldade em dar o primeiro passo diante de um caso de violência contra crianças e adolescentes, que é fazer a denúncia. “E as que fazem a denúncia se perdem no meio da burocracia. Elas não compreendem todas as etapas que precisam percorrer até aonde todo mundo quer chegar: que é a sentença, a decisão do juiz, para saber se a pessoa será condenada ou absolvida. Outras pessoas desistem na parte mais importante, que é a do Judiciário.

Então, eu resolvi compilar esse conhecimento na forma de uma cartilha”, explicou Diego Martins.

Três etapas – Ele contou que a cartilha foi feita em três partes: na primeira, ele mostra todo o percurso que a vítima vai fazer dentro do processo até chegar à sentença; na segunda, há uma espécie de glossário, com palavras e termos jurídicos que não são de conhecimento geral e acabam dificultando o atendimento – Diego fez a “tradução” para a linguagem comum -, e da terceira parte constam as dúvidas mais frequentes, como onde fazer perícia, em que horário e qual delegacia procurar.

Diego Martins informou, ainda, que a publicação integra o Projeto Futuro Brilhante, e que a distribuição será feira durante a capacitação sobre violência sexual que ele ministra, como estratégia para receber doação de material escolar que é repassado às crianças de escolas públicas. “Imprimir essa quantidade de cartilhas para distribuir gratuitamente seria inviável. Estou extremamente feliz, pois a Ioepa nos deu a oportunidade de chegar diretamente até 10 mil pessoas”, destacou.

O Projeto Futuro Brilhante foi criado em 2014. A iniciativa atende crianças em situação de vulnerabilidade social e realiza campanhas de arrecadação de material escolar para incentivar a educação e a permanência dos jovens nas escolas.

Além disso, o projeto atua na prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes, por meio de palestras, eventos e produção de materiais educativos.

Continue lendo

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Corpes Digital