Conecte-se Conosco

CÍRIO DE NAZARÉ

Visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré abre atividades do Hospital Metropolitano

Foto: Reprodução /Fonte: Agência Pará

Publicado

em

Na próxima sexta-feira (30) o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) receberá a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. Na ocasião, prevista para às 10h, pacientes, acompanhantes e colaboradores poderão estar mais próximos da réplica durante a realização de uma missa em ação de graças na recepção principal da Unidade, localizada na BR-316, em Ananindeua.

Após a celebração do padre Nilton Reis, da Paróquia Cristo Peregrino, a imagem será conduzida pelas enfermarias e departamentos do HMUE. A visita é a primeira atividade do Hospital programada para o Círio de 2019.

O Metropolitano é uma das instituições que recebe membros da Diretoria e da Guarda de Nazaré nesta época de preparativos para a manifestação, que ultrapassa os rituais de devoção religiosa e contém expressões culturais, como por exemplo, as honras de Chefe de Estado à imagem previstas em lei.

O Círio atrai turistas de dentro e fora do país e pela sua dimensão é considerado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Para os paraenses, ele significa mais do que religião e solidariedade, é também aproximação dos laços familiares e palco de representação política e social.

A festividade é formada por 12 romarias oficiais que ocorrem a partir de 11 de outubro pelas ruas da Região Metropolitana de Belém. Com uma localização estratégica de entrada e saída da capital, a berlinda de Nazaré passa em vários momentos em frente ao HMUE, que também é trajeto de centenas de romeiros.

Para atender aqueles que chegam à cidade a pé advindos de outros municípios, o Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP) da Unidade, reúne pesquisadores, profissionais e residentes da área da saúde em um posto de cuidados multiprofissionais. Os romeiros passam por verificação de pressão arterial, glicemia e avaliação de lesões nos membros inferiores. As equipes revezam-se na preparação de curativos, aplicação de medicamentos, massagens, além de fornecer água e lanches para que eles concluam com êxito a caminhada.

O DEP também na procissão do Círio Fluvial, com a Balsa de Atendimento Especializado, em parceria com o Exército Brasileiro e a Cruz Vermelha. Em plena Baía de Guajará, onde ocorre a procissão das águas, estará montada a estrutura de Unidade de Terapia Intensiva, com todo o aparato tecnológico de ventiladores mecânicos, desfibriladores, monitores; e médico, com drenos, e materiais para intubação disponíveis para dar suporte ao evento.

No domingo, 1° de setembro, a maior e mais importante romaria, que reúne mais de dois milhões de pessoas, as equipes do Hospital Metropolitano estarão no Posto de Atendimento da Avenida Presidente Vargas, também em parceria com a Cruz Vermelha, para ofertar os primeiros socorros em casos de possíveis desmaios, luxações, e cortes.

Continue lendo
Clique para comentar

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Corpes Digital