Conecte-se Conosco

TECNOLOGIA

WhatsApp adia início de nova política de privacidade de dados

Plataforma de mensagens adiou para 15 de maio o limite para aceitar novos termos

Foto: Reprodução / Fonte: Pleno News

Publicado

em

Diante da pressão sofrida nos últimos dias e do crescimento dos downloads de aplicativos concorrentes, o WhatsApp decidiu adiar o prazo para o início das novas políticas de privacidade de dados, que gerou muita polêmica por facilitar o compartilhamento de dados entre a plataforma e seu dono, o Facebook.

– Ouvimos de muitas pessoas que há muita confusão em torno de nossa atualização recente – disse a empresa em nota.

Com a alteração, o prazo para revisar os novos termos mudou de 8 de fevereiro para 15 de maio de 2021. A plataforma de mensagens ainda alegou que há desinformação a respeito das mudanças e disse que o Facebook não terá acesso a dados sigilosos após a alteração.

– O que você compartilha com seus amigos e família fica entre vocês – apontou a empresa.

A mudança de posicionamento do WhatsApp vem após uma chuva de críticas de seus usuários e uma explosão de popularidade entre os aplicativos rivais, como Telegram e, especialmente, o Signal, recomendado por nomes influentes na tecnologia como Elon Musk, chefe da Tesla, e Jack Dorsey, chefe do Twitter.

O QUE MUDA NO WHATSAPP?
A mudança vai alterar a forma como empresas que usam o WhatsApp Business, versão corporativa do app, poderão gerenciar informações de clientes através do Facebook. Algumas empresas podem compartilhar dados de clientes do WhatsApp com suas contas corporativas no Facebook.

Entre as informações coletadas estão nomes, números de telefone, aparelho usado, dados de transações e pagamentos e outros dados anônimos. O conteúdo das conversas, mensagens, fotos, vídeos e áudios não são compartilhados pois são criptografados de ponta a ponta.

O compartilhamento em questão já existe há cerca de quatro anos, mas, a princípio, as pessoas poderiam optar por fornecer esses dados às empresas que quisessem usá-los no Facebook ou não. O WhatsApp removeu essa garantia dos termos de uso. Agora, se você falar com uma empresa que compartilha esses dados, eles poderão ser compartilhados automaticamente.

Cada pessoa será notificada dentro da própria conversa se a empresa com quem ela está falando optou por usar o Facebook para gerenciar e armazenar suas mensagens de WhatsApp. A empresa garante que a única mudança será uma notificação que surgirá nas conversas entre usuários e empresas.

Por Paulo Moura

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Ideia Virtual