Conecte-se Conosco

MUNDO

A sete dias das eleições nos EUA, veja como estão as pesquisas nesta terça-feira

Joe Biden, candidato democrata, e Donald Trump, candidato republicano à Presidência dos EUA Foto: Editoria de Arte

Publicado

em

Democrata Joe Biden mantém vantagem nos números nacionais e na maior parte dos estados considerados cruciais para chegar à Casa Branca

A uma semana do fechamento das urnas na eleição que vai definir quem comandará os rumos dos EUA pelos próximos quatro anos, os números das pesquisas mostram estabilidade nas principais disputas estaduais, com Joe Biden à frente da maioria delas.

De acordo com as projeções feitas pelo site de análises Fivethirtyeight, o ex-vice-presidente democrata tem 88% de chances de ser eleito, enquanto o atual presidente, Donald Trump, tem 12%. Ao contrário do apontado na segunda-feira, o Fivethirtyeight considera agora que as chances de um empate no Colégio Eleitoral são menores do que 1%.

.

Média das pesquisas nacionais para a Presidência dos EUA Foto: Editoria de Arte
Média das pesquisas nacionais para a Presidência dos EUA Foto: Editoria de Arte

As pesquisas nacionais, lideradas por Biden desde sua confirmação como o candidato do Partido Democrata, servem como um termômetro do ânimo geral do eleitorado e do resultado da eleição no voto popular. Mas a eleição de fato nos EUA é indireta, no Colégio Eleitoral.

Por esse modelo, os estados enviam ao Colégio Eleitoral um determinado número de delegados, 538 ao todo, que escolherão o novo presidente. O voto desses supereleitores depende do resultado da votação popular em cada um dos 50 estados. Em 48 deles, o vencedor localmente terá o voto de todos os delegados do estado, independentemente de sua margem de vitória.

Tal qual na pesquisa nacional, Biden lidera na maior parte dos nove estados onde a disputa será mais acirrada, e onde provavelmente a eleição será decidida.

A Califórnia, estado mais populoso, envia 55 delegados ao Colégio Eleitoral, enquanto o Wyoming, o menos populoso, tem direito a três.

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Ideia Virtual

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/aprovincia/public_html/wp-includes/functions.php on line 4556