ANANINDEUA
Assaltante faz refém no bairro de Águas Lindas, em Ananindeua
O assalto teria começado por volta das 6h50. Após negociações, os suspeitos se entregaram a polícia.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/R/i/mIKnqvTh2UbBNzILBWDQ/img-0608.jpg)
Dois assaltantes fizeram um homem refém no bairro de Águas Lindas, em Ananindeua, região metropolitana, na manhã desta terça-feira (5). Após negociação, os suspeitos se entregaram a polícia. Ambos os assaltantes eram detentos e estavam em liberdade provisória.
Segundo a polícia, o assalto teria começado por volta das 6h50 e as negociações duraram cerca de 1h. Os policiais apreenderam um revólver calibre 38, sete celulares, dinheiro e pertences da vítima. Ambos foram levados para a delegacia do Aurá e devem responder por roubo qualificado e cárcere privado.
ANANINDEUA
MPPA realiza capacitação sobre impactos causados por agrotóxicos

Os produtores paraenses de hortaliças e demais interessados, especialmente da região de Ananindeua, podem participar nesta quinta-feira (5), do Seminário “Capacitação de Produtores de Hortaliças do Curuçambá – Ananindeua: Agroecologia e os impactos causados pelos agrotóxicos”, realizado pelo Ministério Público do Pará (MPPA) e pelo Fórum Estadual de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos. O evento ocorre das 9h às 11h00 na Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros do Gleba Guajará, no bairro Curuçambá.
A iniciativa é do promotor de justiça Marco Aurélio Lima do Nascimento, Coordenador do Centro de Apoio Operacional (CAO) Constitucional do MPPA e Coordenador do Fórum Estadual de Combate aos Impactos Causados pelos Agrotóxicos, e da Promotora de Justiça de Defesa do Consumidor da capital, Joana Chagas Coutinho.
Além da discussão qualificada dos possíveis impactos no uso dos agrotóxicos e produtos afins, dentre os objetivos apontados pelos idealizadores do Seminário, está a difusão de ações concretas de proteção à saúde da população e do meio ambiente; o incentivo e acompanhamento da realização de estudos e pesquisas relacionadas aos impactos dos agrotóxicos e transgênicos sobre a saúde dos indivíduos e meio ambiente; e discutir alternativas ao uso dos produtos químicos.
A atividade é parte do Plano de Atuação da Promotoria de Justiça do Consumidor de Belém e do Fórum Estadual, além de integrar uma das atividades da Semana Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, em realização no Estado pelo MPPA.
O Seminário de capacitação de produtores rurais ocorre na atual conjuntura do elevado índice de uso de substancias químicas na produção agrícola brasileira – o IBGE em 2015 estimava um aumento de 150% nos últimos 10 anos – e seus potenciais riscos de impactos socioambientais.
Em realidade próxima, no baixo Tocantins, estudos já apontam que o uso de agrotóxicos na expansão da dendeicultura (o cultivo da palma de dendê) vem causando poluição ambiental nas sub-bacias hidrográficas na região. Em 2014, o Instituto Evandro Chagas (IEC) divulgou os resultados de uma pesquisa que detectou a contaminação por agrotóxicos nas águas da região do Baixo-Tocantins, no Pará.
Programação
Após a abertura às 9h, ocorre a palestra ‘’Recolhimento de embalagens vazias de Agrotóxico”, com Leonidas Parry Castro da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ). Em seguida ocorre a segunda palestra “Agrotóxico: impactos para a saúde e meio ambiente”, com Pedro Paulo Mota do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará. A última palestra é com Eduardo Sampaio Gomes Leite, representante da Central de Abastecimento do Estado do Pará (CEASA), que vai tratar do “Reaproveitamento de alimentos para uso em compostagem”.
Fórum
O Fórum Estadual de Combate aos Impactos Causados pelos Agrotóxicos foi implantado no Pará em novembro de 2014, com o objetivo de integrar os órgãos regionais para promoção de estratégias de atuação sobre a temática, tendo em vista as preocupações relacionadas aos efeitos negativos dos agrotóxicos na natureza e na saúde humana no Estado do Pará.
O Seminário realizado nesta quinta (5) vai ao encontro do objetivo proposto pelo Regimento Interno do Fórum Estadual, em que versa sobre “Proporcionar, em âmbito estadual, a discussão das questões relacionadas ao uso dos agrotóxicos e produtos afins, de modo a fomentar e difundir as ações concretas de proteção à saúde do trabalhador, da população em geral e do meio ambiente”.
Serviço
Evento: Seminário ‘’Capacitação de Produtores de Hortaliças do Curuçambá – Ananindeua: Agroecologia e os Impactos causados pelos Agrotóxicos’’.
Horário: 9h00 às 11h00
Local: Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros do Gleba Guajará
Endereço: Estrada do Curuçambá nº 14, Bairro Curuçambá, Ananindeua.
Realização: Ministério Público do Pará (MPPA) e Fórum Estadual de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos.
Texto: Renan Monteiro, estagiário de Jornalismo
Revisão: Mônica Maia, Jornalista
Foto: Veloso Júnior/Ascom Susipe
ANANINDEUA
Carlito Begot lança sua pré-candidatura à Prefeitura de Ananindeua, confira o vídeo.

A corrida para a prefeitura de Ananindeua está cada vez mais concorrida. Além do Deputado Estadual Miro Sanova, que já apresentou sua pré-candidatura, inclusive com o aval de prioridade pelos dirigentes estadual e nacional do seu partido, agora quem vai estar a plenos pulmões no pleito do ano que vem é o atual vice-prefeito Carlito Begot, que também lançou sua pré-candidatura através de um vídeo publicado nas redes sociais. Carlito, que é o atual vice-prefeito de Ananindeua, vem de uma tradicional família que tem um longo histórico político no município, e percebeu que tem chances de chegar ao primeiro lugar no páreo.
Fonte: Conhecendo nosso Pará
ANANINDEUA
Família busca comerciante desaparecido e encontra carro dele em Ananindeua, no PA

Os familiares suspeitam que ele tenha sido sequestrado. Caso foi registrado na delegacia de Polícia Civil.
Um comerciante de Ananindeua, região metropolitana de Belém, está desaparecido desde a tarde de sábado (30), segundo familiares, que suspeitam de que ele tenha sido sequestrado. O carro dele foi encontrado no conjunto Paar.
Um boletim de ocorrência foi registrado na Seccional da Cidade Nova, de Polícia Civil, na manhã desde domingo. Segundo o relato, a vítima dirigia um carro azul, quando saiu da loja de materiais de construção, que administra no Distrito Industrial, para ir jogar futebol e ficou sem comunicação desde então.
O veículo foi encontrado às 16h30 de sábado e tinha sinais de arrombamento. O vidro do lado do motorista estava quebrado, o que fez o alarme disparar e chamar a atenção de moradores.
“Foi ficando tarde, deu 23h, 00h, e ficamos todos preocupados, ligando para todo mundo, mas ele não apareceu e também não foi visto. Andamos em vários hospitais, IML e nada”, disse um familiar do comerciante.
Em nota, a Polícia Civil informou que está em diligências.
Informações que possam ajudar a Polícia podem ser passadas de forma anônima e sigilosa pelo número 190.