Conecte-se Conosco

ANANINDEUA

Assaltante faz refém no bairro de Águas Lindas, em Ananindeua

Publicado

em

O assalto teria começado por volta das 6h50. Após negociações, os suspeitos se entregaram a polícia.
Assaltante faz refém no bairro de Águas Lindas, em Ananindeua — Foto: Reprodução/TV Liberal
Assaltante faz refém no bairro de Águas Lindas, em Ananindeua — Foto: Reprodução/TV Liberal

Dois assaltantes fizeram um homem refém no bairro de Águas Lindas, em Ananindeua, região metropolitana, na manhã desta terça-feira (5). Após negociação, os suspeitos se entregaram a polícia. Ambos os assaltantes eram detentos e estavam em liberdade provisória.

Segundo a polícia, o assalto teria começado por volta das 6h50 e as negociações duraram cerca de 1h. Os policiais apreenderam um revólver calibre 38, sete celulares, dinheiro e pertences da vítima. Ambos foram levados para a delegacia do Aurá e devem responder por roubo qualificado e cárcere privado.

ANANINDEUA

MPPA realiza capacitação sobre impactos causados por agrotóxicos

Publicado

em

Foto: Reprodução / Fonte: MPPA

Os produtores paraenses de hortaliças e demais interessados, especialmente da região de Ananindeua, podem participar nesta quinta-feira (5), do Seminário “Capacitação de Produtores de Hortaliças do Curuçambá – Ananindeua: Agroecologia e os impactos causados pelos agrotóxicos”, realizado pelo Ministério Público do Pará (MPPA) e pelo Fórum Estadual de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos. O evento ocorre das 9h às 11h00 na Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros do Gleba Guajará, no bairro Curuçambá.

A iniciativa é do promotor de justiça Marco Aurélio Lima do Nascimento, Coordenador do Centro de Apoio Operacional (CAO) Constitucional do MPPA e Coordenador do Fórum Estadual de Combate aos Impactos Causados pelos Agrotóxicos, e da Promotora de Justiça de Defesa do Consumidor da capital, Joana Chagas Coutinho.

Além da discussão qualificada dos possíveis impactos no uso dos agrotóxicos e produtos afins, dentre os objetivos apontados pelos idealizadores do Seminário, está a difusão de ações concretas de proteção à saúde da população e do meio ambiente; o incentivo e acompanhamento da realização de estudos e pesquisas relacionadas aos impactos dos agrotóxicos e transgênicos sobre a saúde dos indivíduos e meio ambiente; e discutir alternativas ao uso dos produtos químicos.

A atividade é parte do Plano de Atuação da Promotoria de Justiça do Consumidor de Belém e do Fórum Estadual, além de integrar uma das atividades da Semana Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, em realização no Estado pelo MPPA.

O Seminário de capacitação de produtores rurais ocorre na atual conjuntura do elevado índice de uso de substancias químicas na produção agrícola brasileira – o IBGE em 2015 estimava um aumento de 150% nos últimos 10 anos – e seus potenciais riscos de impactos socioambientais.

Em realidade próxima, no baixo Tocantins, estudos já apontam que o uso de agrotóxicos na expansão da dendeicultura (o cultivo da palma de dendê) vem causando poluição ambiental nas sub-bacias hidrográficas na região. Em 2014, o Instituto Evandro Chagas (IEC) divulgou os resultados de uma pesquisa que detectou a contaminação por agrotóxicos nas águas da região do Baixo-Tocantins, no Pará. 

Programação

Após a abertura às 9h, ocorre a palestra ‘’Recolhimento de embalagens vazias de Agrotóxico”, com Leonidas Parry Castro da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ). Em seguida ocorre a segunda palestra “Agrotóxico: impactos para a saúde e meio ambiente”, com Pedro Paulo Mota do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará. A última palestra é com Eduardo Sampaio Gomes Leite, representante da Central de Abastecimento do Estado do Pará (CEASA), que vai tratar do “Reaproveitamento de alimentos  para uso em compostagem”.

Fórum

O Fórum Estadual de Combate aos Impactos Causados pelos Agrotóxicos foi implantado no Pará em novembro de 2014, com o objetivo de integrar os órgãos regionais para promoção de estratégias de atuação sobre a temática, tendo em vista as preocupações relacionadas aos efeitos negativos dos agrotóxicos na natureza e na saúde humana no Estado do Pará.

O Seminário realizado nesta quinta (5) vai ao encontro do objetivo proposto pelo Regimento Interno do Fórum Estadual, em que versa sobre “Proporcionar, em âmbito estadual, a discussão das questões relacionadas ao uso dos agrotóxicos e produtos afins, de modo a fomentar e difundir as ações concretas de proteção à saúde do trabalhador, da população em geral e do meio ambiente”.

Serviço

Evento: Seminário ‘’Capacitação de Produtores de Hortaliças do Curuçambá – Ananindeua: Agroecologia e os Impactos causados pelos Agrotóxicos’’.

Horário: 9h00 às 11h00

Local: Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros do Gleba Guajará

Endereço: Estrada do Curuçambá nº 14, Bairro Curuçambá, Ananindeua.

Realização: Ministério Público do Pará (MPPA) e Fórum Estadual de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos.

Texto: Renan Monteiro, estagiário de Jornalismo
Revisão: Mônica Maia, Jornalista

Foto: Veloso Júnior/Ascom Susipe

Continue lendo

ANANINDEUA

Carlito Begot lança sua pré-candidatura à Prefeitura de Ananindeua, confira o vídeo.

Publicado

em

Foto: Reprodução / Fonte: Conhecendo nosso Pará

A corrida para a prefeitura de Ananindeua está cada vez mais concorrida. Além do Deputado Estadual Miro Sanova, que já apresentou sua pré-candidatura, inclusive com o aval de prioridade pelos dirigentes estadual e nacional do seu partido, agora quem vai estar a plenos pulmões no pleito do ano que vem é o atual vice-prefeito Carlito Begot, que também lançou sua pré-candidatura através de um vídeo publicado nas redes sociais. Carlito, que é o atual vice-prefeito de Ananindeua, vem de uma tradicional família que tem um longo histórico político no município, e percebeu que tem chances de chegar ao primeiro lugar no páreo.

Fonte: Conhecendo nosso Pará

Continue lendo

ANANINDEUA

Família busca comerciante desaparecido e encontra carro dele em Ananindeua, no PA

Publicado

em

Fonte/Foto: G1
Os familiares suspeitam que ele tenha sido sequestrado. Caso foi registrado na delegacia de Polícia Civil.

Um comerciante de Ananindeua, região metropolitana de Belém, está desaparecido desde a tarde de sábado (30), segundo familiares, que suspeitam de que ele tenha sido sequestrado. O carro dele foi encontrado no conjunto Paar.

Um boletim de ocorrência foi registrado na Seccional da Cidade Nova, de Polícia Civil, na manhã desde domingo. Segundo o relato, a vítima dirigia um carro azul, quando saiu da loja de materiais de construção, que administra no Distrito Industrial, para ir jogar futebol e ficou sem comunicação desde então.

O veículo foi encontrado às 16h30 de sábado e tinha sinais de arrombamento. O vidro do lado do motorista estava quebrado, o que fez o alarme disparar e chamar a atenção de moradores.

“Foi ficando tarde, deu 23h, 00h, e ficamos todos preocupados, ligando para todo mundo, mas ele não apareceu e também não foi visto. Andamos em vários hospitais, IML e nada”, disse um familiar do comerciante.

Em nota, a Polícia Civil informou que está em diligências.

Informações que possam ajudar a Polícia podem ser passadas de forma anônima e sigilosa pelo número 190.

Continue lendo

Facebook

Propaganda

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Corpes Digital