Conecte-se Conosco

Sem categoria

Candidata dorme eleita e acorda na suplência

Com mais de 180 mil votos, Edmilson Rodrigues (PSOL) foi o deputado federal mais votado no Estado do Pará

Publicado

em

Da Redação/ com Franssinete Florenzano, do blog Uruatapera

Como já é fato folclórico em eleições para cargos proporcionais, ontem (segund-feira 8) teve candidata que dormiu eleita e amanheceu suplente. Trata-se da deputada federal Júlia Marinho, esposa do vice-governador e senador eleito Zequinha Marinho(PSC). Feitas as contas, por doze votos o mandato caiu no colo do deputado estadual Eduardo Costa(PTB), que em 2019 passará à Câmara Federal.

Uma surpresa foi o deputado federal Arnaldo Jordy (PPS), com um eleitorado sólido ao longo de muitos mandatos, e que não foi eleito. Da mesma forma, o senador Flexa Ribeiro (PSDB). Por sua vez, o vereador Dr. Daniel (PSDB), presidente da Câmara de Ananindeua, do qual poucos observadores políticos tinham ouvido falar, foi disparado o mais votado para a Alepa, onde a renovação foi de mais da metade de sua composição (53,65%). Dos 41, só 19 estão reeleitos. Também aumentou a chamada “bancada do batom”. Das três deputadas atuais, no ano que vem serão dez.

As abstenções se mantiveram no patamar das últimas eleições (19,95%), significando que mais de um milhão (exatos 1.096.978) de pessoas não votaram. Somados aos votos em branco (145.732) e nulos (426.403), é um baita eleitorado que agora pode definir o pleito.

Fica a imagem do Ibope arranhada pelos seguidos erros nas suas pesquisas eleitorais, e consolidada a credibilidade da Doxa, dirigida por Dornélio Silva, que mais uma vez foi o único instituto a acertar suas projeções numa eleição que evidenciou o poder das redes sociais. No Pará, blogs como “As Falas da Pólis”, “Ver-O-Fato”, “Hiroshi Bogéa”, “Blog do Branco”, “Espaço Aberto”, “Zé DudU, “João Carlos”, “Jeso Carneiro” e tantos outros – inclusive este, modéstia à parte – fizeram a diferença, socializando informações da maior importância, em cima do lance, como se diz no jargão esportivo.

O destaque realmente foi o deputado Edmilson Rodrigues (PSOL), que se reelegeu com a maior votação entre os 17, fruto da sua atuação impecável, combativa e sempre em defesa dos mais humildades e do Estado do Pará

Veja os deputados federais eleitos:

Airton Faleiro (PT)
Beto Faro (PT)
Cássio Andrade (PSB)
Celso Sabino (PSDB)
Cristiano Vale (PR)
Delegado Éder Mauro (PSD)
Edmilson Rodrigues (PSOL)
Elcione (MDB)
Hélio Leite (DEM)
Joaquim Passarinho (PSD)
Julia Marinho (PSC)
Júnior Ferrari (PSD)
Nilson Pinto (PSDB)
Olival Marques (DEM)
Paulo Bengtson (PTB)
Priante (MDB)
Vavá Martins (PRB)

 

Continue lendo
Clique para comentar

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Corpes Digital