A Diretoria da Festa de Nazaré divulgou no final da manhã desta segunda-feira, 23, o balanço geral das romarias do Círio 2023, encerrado hoje com o Recírio, 14ª e última romaria da festividade do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Dom Alberto Taveira Corrêa frisou que o evento está cada vez mais em crescimento.
“O Círio cresce cada vez mais. É um crescimento quantitativo, cada vez mais com aumento do número de pessoas que vêm ver a Mãe e, ao mesmo tempo, aprender os ensinamentos de Jesus. É um crescimento qualitativo, porque esses romeiros aprendem mais a experiênia de fé. É um crescimento de ações, porque cada vez mais as pessoas se conscientizam e nos procuram para participar de alguma forma. A grande novidade deste ano foi a Romaria da Acessibilidade, que possibilitou a tantas pessoas, antes excluídas, poderem participar destas manifestações de fé, o que mostra cada vez mais que a missão da igreja continua se estendendo, continua se realizando”, disse o Arcebispo Metropolitano de Belém.
Assim, as romarias tiveram um grande número de devotos, começando pelo Traslado dos Carros da Basílica Santuário para o Porto Futuro, que reuniu 30 mil pessoas. O Traslado para Ananindeua registrou o terceiro maior público da festividade: 1.500.000 pessoas acompanhando a imagem peregrina.
A Romaria Rodoviária reuniu 700 mil devotos, e a Romaria Fluvial obteve um público de 50 mil fiéis, com 252 embarcações inscritas na Marinha do Brasil. Já a Moto Romaria, contou com 50 mil romeiros, sem contar a BuggRomaria, que ainda não faz parte do calendário oficial das romarias do Círio de Nazaré.
A Trasladação, que conduz a imagem de Nossa Senhora na Berlinda do Colégio Gentil Bittencourt até a Catedral da Sé reuniu 1.900.000 de pessoas, a segunda com maior participação entre as romarias e considerada como o “Círio Noturno”. Já a grande procissão do domingo, o Círio, bateu mais um recorde de público. A Diretoria da Festa informou que 2.300.000 pessoas participaram do Círio no segundo domingo de outubro deste ano.
Já a Romaria das Crianças contou com um público de 350 mil pessoas e a Romaria da Acessibilidade atraiu 25 mil pessoas em sua estreia.
Teve, ainda a Romaria da Juventude, que, neste ano, saiu da Paróquia de São João Paulo II, no bairro do Souza, rumo à Basílica, e que reuniu mais de 30 mil pessoas.
A Cruz Vermelha e Defesa Civil, também divulgaram seus números, no total de atendimentos realizados na Trasladação e Círio. A Cruz Vermelha atendeu 625 pessoas no sábado e 726 no domingo. Já a Defesa Civil totalizou 383 atendimentos na Trasladação e 213 no Círio.
Os atendimentos aos romeiros na Casa de Plácido chegaram a 4.347 atendimentos de saúde, 2.805 massagens e 7.320 lava-pés, além do agendamento de 6.789 grupos e 68 mil refeições servidas.
Imagem: Nazaré Sarmento/Ronabar