A empresa Pedro Riva & Cia Ltda., cujo proprietário é o produtor de soja Pedro Riva, dono também da Empresa Brasileira de Portos de Santarém (Embraps), criada com o objetivo de instalar o porto que se encontra embargado, na grande área do Maicá, em Santarém, oeste do Pará, formalizou pedido de licença prévia e licença de instalação à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) para a atividade de instalação portuária ‘dentro ou fora do porto organizado, terminal de uso privado e estação de transbordo somente para cargas não perigosas em Santarém’.
De acordo com apuração feita pela reportagem, o dono da Embraps pretende construir um novo porto, porém, sem muita infraestrutura, para a atracação de balsas que operam na região com carga em geral. As licenças requeridas pela empresa Pedro Riva & Cia Ltda. são para o início da obra de terraplenagem, formação do platô e rampa de concreto.
A área está localizada na região conhecida como Transmaicá, nas proximidades onde a Justiça suspendeu as operações de instalação de um terminal portuário da Embraps no lago Maicá.
A empresa pretendia construir um terminal portuário na margem direito do rio Amazonas. Contudo, desde 2016 que o processo segue tramitando na 2ª Vara Federal de Santarém.
Uma Ação Civil Pública (ACP) movida pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual contra a União, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e a Embraps motivou a decisão judicial pela suspensão das operações.
O processo aguarda manifestação da Fundação Palmares.
A ACP foi apresentada em 2016, após denúncias realizadas pela Federação das Organizações Quilombolas de Santarém (FOQS) e pela Terra de Direitos sobre ilegalidades no projeto.
A empresa não reconheceu a existência de comunidades quilombolas na área afetada quando apresentou, em 2015, o Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) da obra.
Fonte: O Estado Net
O aviso do requerimento das licenças foi obtido pelo Portal OESTADONET.
3 Comentários
You actually make it seem so easy with your presentation but I find
this topic to be actually something that I
think I would never understand. It seems too complex
and extremely broad for me. I am looking forward for your next post, I’ll try to
get the hang of it!
It’s the best time to make some plans for the future and it is time to
be happy. I’ve read this post and if I could I wish to
suggest you some interesting things or suggestions. Maybe you could write
next articles referring to this article. I desire to read even more things about it!
Hi! I know this is kind of off-topic however I had to
ask. Does operating a well-established blog like yours
require a large amount of work? I am brand new to operating a blog but I do
write in my diary daily. I’d like to start a blog so I
can share my experience and thoughts online. Please let
me know if you have any recommendations or tips for brand new aspiring blog owners.
Appreciate it!