Uma tentativa da empresa estatal de correios da Espanha em fazer campanha pela igualdade racial em selos postais recebeu muitas críticas nesta semana.
O motivo: foram disponibilizados a partir de terça-feira (25) quatro selos em diferentes tonalidades de pele. Os selos vendidos com valor mais barato nessa campanha eram justamente os que representavam a tonalidade mais escura da pele negra. O mais caro representava a pele mais branca.
“No fim da história, uma campanha contra o racismo mostrou uma mensagem claramente racista”, criticou o autor Moha Gerehou, em entrevista à Associated Press.
A campanha faz parte de uma homenagem da estatal espanhola a George Floyd, homem negro morto por violência policial nos Estados Unidos há um ano e que gerou protestos não só entre os americanos, mas em diversas partes do mundo.
O serviço postal disse que os selos “refletem uma realidade injusta e dolorida que não deveria ser permitida”.
Mas autoridades do próprio governo espanhol pediram que a empresa Correos retirasse rapidamente de circulação esses selos. Antumi Toasijé, historiador que chefia o Conselho para a Eliminação da Discriminação Étnica e Racial, disse:
“Uma campanha que revolta justamente aqueles que ela diz defender é sempre um erro”.
Mesmo com as críticas, a Correos não havia retirado a campanha de circulação até a última atualização desta reportagem. E, segundo a agência Associated Press, a estatal não quis comentar o caso.
Fonte; G1