O município de Marabá, na região sudeste do Pará, recebeu no último final de semana uma série de ações educativas promovidas pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran). A iniciativa integra a programação anual do Projeto Educação de Trânsito por Todo o Pará, que objetiva alertar a população sobre os principais fatores de risco no trânsito. Somente em 2022, Marabá registrou mais de 1.200 acidentes, a maioria por falta de atenção, perda do equilíbrio do veículo e alcoolemia.
Em Marabá, as ações contaram com o apoio da Polícia Militar, do Departamento Municipal de Trânsito e com o suporte dos agentes de fiscalização do Detran local. Na sexta-feira, 7, os agentes de educação do órgão estadual realizaram blitz educativa na BR-222. A rodovia costuma registrar os maiores índices de acidentes da cidade. No sábado e domingo, a equipe do Detran realizou abordagens a condutores e pedestres em áreas comerciais.
“Constatamos que as principais infrações estão relacionadas à motocicleta e que os sinistros têm como principal causa a falha humana. Portanto, reduzir os índices de lesões graves no trânsito depende principalmente da conscientização dos condutores, especialmente os motociclistas”, observa o agente de educação do Detran, Lucas Milhomem.
O não uso do capacete, o excesso de passageiros, pilotar moto com o uso de chinelo e com a viseira quebrada ou levantada, e ainda com a cinta jugular desafivelada estão entre os principais fatores de risco identificados em Marabá.
Durante as abordagens os condutores, passageiros e pedestres receberam o material educativo e orientações sobre como adotar um comportamento seguro no trânsito. O agente de portaria Adailton Melo, de 29 anos, é motociclista e mesmo já tendo sofrido um acidente admite que nem sempre usa o capacete devidamente. “Às vezes na pressa a gente não afivela ou mesmo deixa de usar, o que é uma falha grave, que só depende da gente mesmo corrigir. Receber esse alerta de um órgão de trânsito é sempre importante para deixar os motoristas mais atentos”, comentou.
O “Educação de Trânsito por Todo o Pará” continua percorrendo o sudeste paraense e ainda realizará ações em Curionópolis, Parauapebas e Canaã dos Carajás.
De acordo com a diretora geral do Detran, Renata Coelho, a programação é prioritária, pois ressalta o compromisso de tornar o trânsito cada vez mais seguro, além de ajudar a salvar vidas. “Cada vez mais levamos o projeto para os municípios do interior onde é necessário levar informações sobre educação de trânsito, pois sabemos que além da fiscalização é importante orientar a população sobre todos os riscos relacionados ao desrespeito às leis de trânsito”, destacou.
Fonte: Agência Pará/Foto: Leidemar Oliveira/Foto: Asdecom/Detran
2 Comentários
I’ve been absent for a while, but now I remember why I used to love this blog. Thanks, I’ll try and check back more frequently. How frequently you update your web site?
Thanks for the useful information on credit repair on this web-site. What I would advice people should be to give up the particular mentality that they buy right now and pay back later. Being a society most of us tend to do this for many things. This includes vacations, furniture, in addition to items we want. However, you need to separate your current wants from the needs. As long as you’re working to boost your credit score you have to make some sacrifices. For example you can shop online to economize or you can look at second hand stores instead of expensive department stores for clothing.