A programação começa nesta segunda-feira (9) e segue até o dia 27 de novembro.
A 6ª edição do Toró Festival Audiovisual Universitário de Belém começa na segunda-feira (9) em um formato totalmente virtual. Serão exibidos 50 filmes de todas as regiões do Brasil através dos canais oficiais do evento. A programação é realizada pelo Curso de Cinema e Audiovisual da UFPA, em parceria com o Sesc Ver-o-Peso e segue até o dia 27 de novembro.
A abertura será transmitido às 19h desta segunda e vai homenagear a memória da professora e idealizadora do festival Ana Lobato, que morreu em tratamento de câncer no último mês de maio.
O Toró vai reexibir filmes que marcaram as últimas edições. A curadoria do festival dividiu as produções em oito sessões temáticas: Memórias de família, Poéticas do corpo, Cinema e discursos sociais, Representações LGBTQ+, Cinema Negro, Olhares da Amazônia e Experimentações dos gêneros narrativos e Cinco olhares do cinema universitário brasileiro contemporâneo. Ao final de cada sessão, os realizadores participam de uma live sobre suas produções e abordagens dos temas.
O festival vai exibir 26 curtas, sendo 11 exibidos nas sessões temáticas, além das obras que estarão disponíveis para visualização durante todo período do festival.
A programação completa, com datas, horários, sinopses e fichas técnicas dos filmes está disponível no site do festival.