Fiscais que atuarão no Processo Seletivo Simplificado (PSS) que ocorre neste domingo, 5, nos distritos de Mosqueiro e Icoaraci, participaram de um treinamento na manhã deste sábado. O certame é destinado ao preenchimento de vagas para os cursos de Tecnólogo em Gastronomia, pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), em Mosqueiro; Sistema da Informação, pela Universidade Rural da Amazônia (UFRA), e Gestão Ambiental pelo Instituto Federal do Pará (IFPA), os dois últimos em Icoaraci.
O treinamento dos fiscais foi realizado pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), banca responsável pela operacionalização do concurso. As provas terão durão de 4 horas, das 8h ao 12h, e a expectativa é que o gabarito esteja disponível no portal da Fadesp na segunda-feira, 6.
O PSS é realizado pelo Programa Forma Pará, do Governo do Estado, e conta com a Prefeitura Municipal de Belém como parceira. O objetivo do programa é reduzir o déficit de acesso à formação superior, sobretudo, entre os jovens, e mobilizar esforços para aumentar o número de cursos ofertados por instituições de ensino superior.
No Distrito de Icoaraci, o treinamento foi na Escola Liceu de Artes e Ofícios Mestre Raimundo Cardoso, onde os fiscais participaram de uma capacitação, que contou com a leitura do manual que o fiscal deverá seguir e repasse de informações específicas, para que saibam como atuar no dia do exame.
Em Mosqueiro, os fiscais voluntários vão atuar na prova do processo seletivo do curso tecnólogo em Gastronomia. Na manhã deste domingo, a prova será na Escola Ana Barreau Minineia, no bairro do Ariramba.
Além das recomendações técnicas necessárias, a organização do concurso treinou os fiscais reforçando o cumprimento dos protocolos sanitários, com obrigatoriedade do uso de máscara, aferição da temperatura, distanciamento social e higienização das mãos.
A equipe de fiscais, em sua maioria, é formada por servidores públicos municipais, que atuam na área da saúde em Mosqueiro. O treinamento foi acompanhado pela técnica da Sectet, Darlene Novoa e pela agente distrital Vanessa Egla, que fez questão de agradecer o ato de solidariedade dos servidores em prol da educação superior de Mosqueiro.
Texto: Carolina Boução
Colaboração: Selma Amaral
Fonte: Agência Belém/Foto: Selma Amaral