A Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município (Fumbel), se reuniu com as Escolas de Samba de Mosqueiro, abrindo o calendário preparativo do Carnaval 2024. A novidade é o sistema paritário da organização do evento, com participação direta de representantes indicados pelas agremiações, pela Agência Distrital e pela própria Fumbel; outras mudanças visam reduzir de três para dois módulos julgadores do desfile e a inclusão de conselheiros municipais de cultura do segmento de carnaval, que ainda não foram indicados pelo distrito.
A previsão da Fumbel é soltar o edital de Carnaval 2024 até a primeira quinzena de dezembro, com os valores de subvenção e os regulamentos do desfile oficial. O carnaval de Mosqueiro será realizado no dia 11 de fevereiro de 2024.
Participaram da reunião os representantes de quatro Escolas de Samba de Mosqueiro: Piratas da Ilha, atual campeã; Peles Vermelhas, Estação Primeira de Maracajá e Escola de Samba do Aeroporto, faltando apenas a Universidade de Samba de Mosqueiro (Unisam). Para Hellen Campina, vice-presidente da Escola Piratas da Ilha, a iniciativa de Fumbel em se deslocar até Mosqueiro para dialogar com as agremiações foi muito importante. “Uma atitude nobre e de valorização do nosso carnaval, estamos muito felizes com essa reunião”, disse Hellen.
Segundo Jamil Mousinho, diretor-geral da Fumbel, a visita em Mosqueiro foi a terceira pelas regiões distritais de Belém. A equipe da Fumbel já havia percorrido Outeiro e Icoaraci. Em sua mensagem, Mousinho, incentivou os representantes das escolas a participarem dos editais de incentivo cultural que estão abertos pela fundação.
“Vocês precisam participar dos editais e conseguir recursos para aquisição de instrumentos, maquinários e cursos, assim as escolas crescerão muito mais e envolverão todo o sistema do mercado da cultura que não se restringe apenas ao carnaval, mas às demais tradições populares como pássaros juninos, bois-bumbás e a própria escola de vocês”, disse o vice-diretor-geral Jamil Mousinho, durante reunião realizada, nesta sexta-feira, 17, no auditório da Admos. “A Fumbel está à disposição para dar orientações sobre como elaborar projetos e seus encaminhamentos”.
Carnaval
Pela nova composição paritária da organização e serviços do carnaval 2024, as ações serão de forma conjunta. O bairro do Aeroporto, palco do desfile de 2023, deverá ser mantido, ganhando mais atenção na estrutura da via, iluminação, sistema de som e acesso de transporte público. A agente distrital de Mosqueiro, Vanessa Egla, chamou a atenção para aumento da segurança pública e a inclusão da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), que é órgão municipal responsável pela emissão das ordens de serviços do transporte interno de Mosqueiro. “Vamos conversar e ajustar esses serviços para fazer um belo carnaval”, disse Vanessa.
Nova
A reunião em Mosqueiro também serviu para apresentação da nova diretora do DEAC/Fumbel, Luciana Rosa, que juntamente com Andrei Alves e Felipe Campelo compõe a equipe de trabalho da Fumbel. Por parte das agremiações, estiveram presentes Maria Inês Raiol e Walber dos Santos, presidente e vice-presidente, respectivamente, da Escola Pele Vermelhas; Hellen Campina, vice-presidente da Escola Piratas da Ilha; e José Carlos Oliveira, presidente da Escola do Aeroporto, além da conselheira cultural Lu Vila.
Na ocasião, as agremiações entregaram documento com reivindicações e justificativas e deixaram os convites especiais à equipe da Fumbel. A Escola Piratas da Ilha lançará oficialmente o samba-enredo do carnaval 2024 no próximo dia 30; já a escola Pele Vermelhas deixou o convite para a festa em homenagem à Nossa Senhora do Ó, durante a passagem da imagem em frente à escola, no segundo domingo de dezembro.
Texto: Selma Amaral
Fonte: Agência Belém/Foto: Ascom