A partir do dia 28 de janeiro um dos principais festivais de ópera do País, vai acontecer no estado do Pará, a temporada 2022 do XXI Festival de Ópera do Theatro da Paz, realizada pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).
Quem iicia a programação, de 28 a 30 de janeiro, é a “Ópera dos Terreiros”. O público terá a oportunidade de prestigiar o espetáculo musical, dirigido por Aldo Brizzi e produzido pelo Núcleo de Ópera da Bahia, é uma obra inédita que retrata a história de amor entre um negro banto e uma negra nagô, “um Romeu e Julieta na historia dos negros que viveram escravizados construir o Brasil”. Uma obra tradicional contemporânea e ancestral ao mesmo tempo, que mistura vozes ligadas á grande tradição lírica europeia com uma percussão polirrítmica ao vivo. O Coro Carlos Gomes estará também participando.
O tema deste ano “ O ar que respiramos: Vozes pela Amazônia”, o XXI Festival de Ópera do Theatro da Paz tras uma proposta desafiadora – a realização de um ecofestival, engajado na defesa do meio ambiente e da sustentabilidade.

O projeto Sons de Liberdade tem uma proposta inovadora de capacitação de mão-de-obra especializada para a produção de ópera, visando a reinserção dos egressos atendidos no mercado de trabalho da economia criativa. segundo o diretor do Theatro da Paz, Daniel Araújo, a Embaixada da Áustria acenou com o patrocínio de parte do orçamento deste projeto. As oficinas de capacitação deste projeto serão ministradas de fevereiro a novembro de 2022.
O festival vai apresentar a criação da Academia de Ópera do Theatro da Paz, que vai permitir os cantores líricos a prática dos conhecimentos adquiridos dentro de um ambiente pedagógico sistematizado. A academia vai atender 25 cantores e cantoras, as atividades serão realizadas de fevereiro a dezembro.
O projeto possui para este ano a produção d ópera barroca francesa Armide, de Jean-Baptiste Lully, com o CMBV e cursos e masterclasses com o Vinceró. A produção dos figurinos, objetos cênicos e cenários da opera armide assim como de As Bodas de Fígaro, será realizada em parte pelas custodiadas e custodiados incluídos no projeto Sons da Liberdade.
Os ingressos já podem ser adquiridos na bilheteria do Theatro, e também no site.. O calendário de operas de janeiro vai acontecer até o dia 30 de janeiro, as próximas operas vão acontecer em março e dezembro deste ano.
Cerca de 40% serão comercializados por meio do site: www.ticketfacil.com.br.
Dúvidas e informações sobre venda de ingressos:
Fone: (91) 4009-8758/ 8759/8756
E-mail: bilheteriatdapaz@gmail.com
Calendário de Óperas da temporada 2022
De 28 a 30 de janeiro – Ópera dos Terreiros, de Aldo Brizzi;
De 26 a 28 e 30 de março – As Bodas de Fígaro, de W. A. Mozart;
De 01 a 03 e 04 de dezembro – Armide, de Jean-Baptiste Lully.
Fotos: Mário Quadros / Secult – Jader Paes / Agência Pará