Na última terça-feira, 07, o município de Gurupá, no Arquipélago do Marajó, celebrou o jubileu de seus 400 anos de fundação. A cidade é uma das mais antigas do Pará e abriga duas unidades de conservação de uso sustentável: Reserva de Desenvolvimento Sustentável Itatupã-Baquiá e Reserva Extrativista Gurupá-Melgaço.
De acordo com o Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do município aniversariante do dia é de quase 31,8 mil habitantes, o que representa um aumento de 9,38% em comparação com o censo de 2010. No ranking de população dos municípios, Gurupá está na 69° posição do Estado.
A economia do município de Gurupá gira em torno das atividades desempenhadas pelas indústrias e pelo comércio, que geram centenas de vagas de empregos formais e informais para os moradores de toda a região.
Para os turistas que vão à região, as águas cristalinas da Praia do Pesqueiro são uma das variadas opções de lazer na cidade. Já a Igreja de São Francisco de Assis, construída no século XVIII, é um exemplo da arquitetura colonial português, e o Parque Ecológico da cidade possui uma área de preservação ambiental que abriga uma diversidade de espécies da fauna e flora amazônica. A Comunidade de Vila Nova também é um importante ponto turístico de Gurupá, que preserva as tradições e a cultura dos ribeirinhos da região.
LEGISLAÇÃO
Em agosto deste ano, a Alepa aprovou o Projeto de Lei n° 156/2023, que reconheceu como de Utilidade Pública para o Estado do Pará a Associação da Casa Familiar Rural de Gurupá (ACFAG) pelos serviços prestados à comunidade.
Já em 2020, foi aprovado pelo parlamento paraense o PL n° 407/2019, de autoria do ex-deputado Orlando Lobato, que declarou de Utilidade Pública do Pará a Colônia de pescadores Z – 49, com sede no Município de Gurupá.
CURIOSIDADES
O nome Gurupá, segundo o historiador Theodoro Braga, é de origem Indígena e significa “Porto de Canoas”, devido ao nome Gurupá ter surgido na fundação do forte Santo Antônio. Na época de seu descobrimento, o município era primitivamente habitado por indígenas. Em época desconhecida, os holandeses ali se estabeleceram construindo feitorias e portos fortificados.
O Distrito criado com a denominação de Gurupá, em 1639, foi elevado à categoria de vila com a denominação de Gurupá no mesmo ano, e foi posto à condição de cidade pela lei provincial nº 1209, de 11 de novembro de 1885.
A partir do decreto de lei estadual nº 4505, de 30 de dezembro de 1943, o município de Gurupá adquiriu o distrito de Itatupã ex-Sacramento, transferido do município de Mazagão, do território federal do Amapá. Em divisão territorial em 1960 o município é constituído de 3 distritos: Gurupá, Carrazedo e Itatupã.
Imagens: AID/Alepa