O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) de Ananindeua, gerenciado pela Pró-Saúde, que por meio de ações comemorativas e do Projeto “Reviver” presenteia pacientes no momento da alta, para quem estar internado por longo período, com mudas de plantas de árvores.
Dentro de um ano, mais de 500 mudas de plantas e arvores foram distribuídas para incentivo de plantio, o objetivo principal da entrega das mudas é propor a transformação, visando ressignificar sentimentos negativos como, por exemplo, tristeza, raiva e medo.
As mudas são produzidas dentro do hospital, pelos colaboradores da jardinagem, e entregues para os pacientes e colaboradores do HMUE em recipientes reciclados, como vasos feitos de garrafa pet.
De acordo com o Observatório do Clima, a emissão líquida de gás carbônico atual do Brasil é cerca de 1,6 bilhão de toneladas, fator preocupante para a próxima década. Um dos fatores que podem contribuir para a redução desses números, além de cessar do desmatamento, é o plantio de novas árvores.
Saiba os benefícios para plantar
1. Proteção natural: As árvores reduzem a velocidade dos ventos, a poluição sonora e visual, além de fornecer abrigo e alimentar a fauna. Quem planta uma árvore atrai os animais para mais perto.
2. Estabilidade do solo: Protegem o solo, evitando desgaste, erosão e deslizamento de terra.
3. Conforto térmico: As árvores promovem sombreamento, contribuem para regular temperatura e umidade do nosso planeta.
4. Redução da poluição: O plantio de árvores é uma das principais recomendações para combater o aquecimento global. Elas absorvem gás carbônico e liberam oxigênio, melhorando a qualidade do ar. Por isso, em áreas arborizadas temos a sensação de respirar melhor.
5. Preservação dos cursos hídricos: Regiões desmatadas não conseguem absorver nem 10% da água da chuva, enquanto uma árvore adulta pode absorver até 250 litros de água, evitando que enchentes ocorram
Foto: Divulgação