Nascimento e infância
Carlos José Oliveira Santos, mais conhecido como Carlos Santos, nasceu em Salvaterra no dia 12 de novembro das 1951 às 7h, filho de Carlos Santos Filho e Dulcineia Oliveira Santos. Perdeu a mãe aos 5 anos de idade, o pai se casou novamente com a dona Meire Fragoso dos Santos.
Começou a mostrar seu lado empreendedor aos 7 anos, fazia pipa, encerava linhas número 50, para vender aos colegas da mesma idade, um pouco mais de 7 para 8 anos começou a falar nos sonoros carioca que era uma aparelhagem de seu pai que ele tinha, na qual fazia festa no município de Salvaterra, na época era chamada de Vila de Salvaterra que pertencia ao município de Soure. Carlos Santos anunciava os sabores de picolé que seu pai fazia na taberna o amigo do povo que era dele e do primo, Nonato Gonçalves.
Aos 13 anos Carlos Santos veio para Belém do Pará, foi quando iniciou a vida como camelô vendendo discos na feira do Ver-O-Peso em Belém. Seu atino para negócios já era evidente, pois aos 18 anos virou dono do seu próprio negócio, abriu uma loja de discos em Belém.
Carreira no Rádio
Começou sua carreira no mundo das comunicações em 18 de Abril de 1973, apresentando o programa Boa Noite Pará na Rádio Clube do Pará (PRC-5) ao lado do saudoso radialista Jota Mininéia. Meses depois, se transferiu para a Rádio Guajará, apresentando o Programa Carlos Santos. Já em 1975, a convite do então diretor da TV Liberal, manteve o programa Carlos Santos, até início de 1981. Em Março do mesmo ano, transferiu-se para a Rádio Marajoara, onde permanece com seu programa nas manhãs de sábado, de 10h até meio-dia, onde abre espaço para novos artistas e apresenta sucessos do momento, mantendo sempre grande índice de audiência. No dia 1º de maio de 1982, Carlos Santos adquiriu o controle acionário das emissoras Rádios Marajoara, revolucionando o meio radiofônico. Em 16 de dezembro de 2001, Carlos Santos estreia em rede nacional de rádio “52 emissoras” Rede América Sat, programação Super sucesso, aos domingos das 11h da manhã as 13h da tarde.
Trajetória na música
No início dos anos 70, Carlos Santos criou a Gravassom Comercial Fonográfica, lançando o primeiro disco “As 14 mais do Carimbó”, com a Orquestra Orlando Pereira, a ideia era valorizar e lançar novos artistas. posteriormente, lançou vários compactos e LP’s.
Para homenagear a inauguração da ponte Belém Mosqueiro, Carlos Santos Propos a ideia de lançar um compacto simples, e levou ao maestro Pinduca, para gravar. O mesmo, que já tinha contrato com a Gravadora Beverly, posteriormente Copacabana, disse que não poderia gravar, e disse para o Carlos Santos: “mas quem vai gravar é você Carlos”, afirmou Pinduca. E assim, com a produção, direção e arranjos do Rei do Carimbó, foi lançado em 1976 o primeiro compacto Carlos Santos, com as músicas Lari-lari do amor (Pinduca) e ponte Belém-Mosqueiro (Jesus Couto e Chico Xavier).
Ao longo, dos anos foram lançados três compactos, 10 LP’s e dois CDs, o que resultou na considerável venda de três milhões e quinhentos mil cópias, proporcionando a Carlos Santos ser agraciado com 6 discos de ouro e 5 de platina. Foram lançados coletâneas dos principais sucessos em várias gravadoras e seus discos em vários países, inclusive Carlos Santos cantando em espanhol (La Carta).
Vale destacar que, Carlos Santos Volume IV, no qual a música “Quero Você”, composição de Alípio Martins e Carlos Santos vendeu mais de um milhão e duzentos mil cópias de LP’s e K-7 que foram remasterizados para CD. No LP Vol. 10, Carlos Santos teve a participação do Rei Pelé como cantor e compositor na música “Dois Amigos”. Carlos Santos, na sua carreira musical, já vendeu mais de 3.500.00 cópias de seus discos de ouro e cinco de platina.
Estreia na Tv
A estreia de Carlos Santos na Tv, foi memorável, pois foi em 12 de novembro de 1988, data de seu nascimento, comemorou seu aniversário apresentando o programa Carlos Santos na TV, no SBT Canal 5 de Belém. Com grande sucesso que obteve, foi transferido para TV Guarajará, Canal 4 (Hoje RBN) onde apresentava os programas Viva Criança, Bairro contra Bairro e Show de Variedades, com três horas de duração, lançando artistas que hoje fazem sucesso no Estado do Pará, no Norte, Nordeste e também no Brasil.
Carlos Santos teve uma pausa na vida televisa, porém, a estrela que nasceu para brilhar retomou o seu lugar, e em 12 de novembro de 1999 voltou apresentar seu programa na TV, na RBA canal 13 (Rede Bandeirante), onde apresentava artistas e bandas paraenses, regionais e artistas de sucesso do cenário nacional. Os telespectadores e o auditório participam de sorteios durante o programa que ia ao ar todos os sábados às 11h da manhã e aos domingos ao vivo às 10h da manhã. A partir do dia 4 de maio de 2002, estreou na TV Meio Norte Estado do Piauí e via satélite para todo o Brasil.
No mundo da internet
Finalmente, em março de 2002, com o lançamento do Portal www.carlossantos.com.br, o programa entra no ambiente virtual, aproveitando as enormes possibilidades que a Internet oferece, para transforma-se em um centro de referência na divulgação da arte da cultura Amazônica, em especial a do Estado do Pará, esta obra-prima da Amazônia. O portal oferece uma grande variedade de informações, como notícias gerais e regionais, sala de bate papo, e-mail, rádio virtual, sorteios e muito mais.
O líder de audiência da Rádio, da Tv e agora da internet, Siga Carlos Santos:
@carlossantosvencedor no instagram.
Youtube.com/carlossantosvencedor
Carlos Santos comemorou mais um ano de vida com familiares e amigos queridos, veja as fotos desse grande dia de festa e felicidade por mais um ano de historia.









