Conecte-se Conosco

BRASIL GERAL

Mercosul: Líderes do bloco se reúnem no Rio Grande do Sul

Fonte/Foto: G1

Publicado

em

Bolsonaro recebe presidentes de Argentina, Paraguai, Uruguai, Colômbia, Equador, Peru e Suriname.

Cerimônia foi finalizada.

Países assinam acordos, entre eles o de cooperação policial aplicável aos espaços fronteiriços e às chamadas cidades gêmeas.

Após discursos, Bolsonaro passa o comando rotativo do bloco, que estava com o Brasil, para o presidente paraguaio Mario Abdo Benítez.

Mercosul

Mercosul (Foto: Reprodução)

O Ministro das Relações Exteriores do Chile, Teodoro Ribeira discursou.

Chile
Chile (Foto: Reprodução)

Nova chanceler da Bolívia, Karen Longaric, tambem se pronunciou

Bolivia
Bolivia (Foto: Reprodução)

Vice-presidente do Uruguai Lucía Topolansky

Vice-presidente do Uruguai Lucía Topolansky discursa

Vice-presidente do Uruguai Lucía Topolansky discursando (Foto: Reprodução/NBR)

O Presidente argentino Mauricio Macri

Mauricio Macri, presidente da Argentina, discursa

Mauricio Macri, presidente da Argentina (Foto: Reprodução/NBR)

Presidente paraguaio Mario Abdo Benítez fala agora. Abdo assume o comando rotativo do bloco, que está com o Brasil.

Mario Abdo Benítez discursa na cúpula do Mercosul
Mario Abdo Benítez discursa na cúpula do Mercosul (Foto: Reprodução/NBR)

BRASIL GERAL

Governo brasileiro celebra o Dia de Memória do Holocausto

Publicado

em

Bolsonaro e Itamaraty recordaram os 75 anos da liberação de campo de concentração nazista Foto: Reprodução

Os 75 anos da libertação do campo de concentração nazista em Auschwitz-Birkenau, na Polônia, que marcam o Dia Internacional de Memória do Holocausto, nesta segunda-feira (27), foram lembrados pelo presidente Jair Bolsonaro. Pelo Twitter, o mandatário disse que segue trabalhando “para combater o antissemitismo que, muitas vezes, se esconde por trás do antissionismo”.

– Brasil constrói amizade sem precedentes com Israel e com o povo judeu. Assim honramos a memória das vítimas do holocausto e contribuímos para a esperança da paz.

De igual forma o Palácio do Itamaraty emitiu uma nota saudando o povo judeu e o Estado de Israel pela data. O Ministério das Relações Exteriores declarou que “é momento em que rememoramos uma das páginas mais hediondas da história e, ao mesmo tempo, celebramos a esperança da libertação”.

– Nossa vinculação ao povo judeu tem raízes históricas. A comunidade judaica no Brasil, ao longo dos séculos, deu e continua dando inestimável contribuição à formação da nacionalidade e da identidade brasileira. O Governo do presidente Jair Bolsonaro reconectou o Brasil com essa longa tradição de amizade e ação concreta, desejada pelo povo brasileiro, mas da qual outras administrações nos haviam distanciado. O Brasil iniciou e está implementando processo de profunda e produtiva reaproximação com o Estado de Israel. Ao mesmo tempo, passou a atuar, nos organismos internacionais, no sentido de evitar o tratamento discriminatório que muitas vezes ainda é imposto a Israel nesses foros.

Atualmente o Brasil conta com mais de 100 mil cidadãos judeus. De acordo com o Itamaraty, “a memória dos 75 anos da libertação de Auschwitz nos chama a redobrar nossos esforços em favor da dignidade humana e da liberdade, únicos alicerces duradouros da paz”.

Continue lendo

BRASIL GERAL

Placa Mercosul será obrigatória no Brasil a partir de 31 de janeiro

Publicado

em

Foto: Reprodução / Fonte: Motor1

Depois de aplicado em estados como Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Rondônia, o novo padrão Mercosul para placas de veículos finalmente será obrigatório em todo o território nacional. A determinação passará a valer a partir de 31 de janeiro e entra em vigor após seis adiamentos seguidos. Além da alteração nas cores, a nova identificação substitui o segundo número da sequência da placa atual por uma letra. No entanto, deixam de aparecer o nome do município e o estado de licenciamento do veículo. Também foram deixados de lado alguns componentes de segurança previstos inicialmente, como ondas sinusoidais e inscrições com efeito difrativo.

A nova placa será obrigatória apenas nos casos de primeiro emplacamento e caso haja necessidade de reposição da placa antiga, por mudança de município ou unidade federativa; por roubo, furto, dano ou extravio da placa; ou quando houver necessidade de instalação da segunda placa traseira. Nos outros casos, a identificação atual poderá ser utilizada até 31 de dezembro de 2023. Como dito, o novo formato tem quatro letras e três números, fundo branco e letras com cores que variam conforme a aplicação. O preto, por exemplo, será usado para veículos de passeio, o vermelho para veículos comerciais, o azul para carros oficiais, o verde para veículos em teste, o dourado para os automóveis diplomáticos e, por fim, o prateado para os veículos de colecionadores.

Placas antigas serão convertidas ao novo padrão trocando o segundo número por uma letra. Dessa forma, carros com número 0 trocarão para A, 1 para B, 2 para C, 3 para D, 4 para E, 5 para F, 6 para G, 7 para H, 8 para I e 9 para J. Por exemplo, um carro cuja placa atual seja AAA 0004 passará a ser identificado por AAA 0A04, enquanto um GGG 5555 muda para GGG 5F55.

Para diminuir os casos de clonagem e reforçar a segurança, as placas serão equipadas com um código de barras semelhante a um QR Code, contendo números de série e acesso às informações do banco de dados do fabricante e estampador da placa. No entanto, itens previstos inicialmente (como ondas sinusoidais e inscrições com efeito difrativo) foram dispensados para baratear o preço final.

Continue lendo

BRASIL GERAL

Ventos fortes arrancam parte do teto do aeroporto de Fortaleza

Publicado

em

Ventania solta parte do teto do Aeroporto de Fortaleza. — Foto: Helene Santos/SVM Fonte: G1

Durante a ventania que atingiu Fortaleza e parte da Região Metropolitana neste domingo (26), parte do teto do Aeroporto de Fortaleza foi arrancado. Imagens registradas por moradores das proximidades mostram parte da estrutura superior do terminal se desfazendo.

A Fraport, empresa responsável pela administração do aeroporto, confirmou em nota que o dano foi causado pelas rajadas desta manhã, fazendo com que algumas telhas se soltassem da estrutura do terminal.

“A equipe de manutenção está tomando todas as ações necessárias para garantir a segurança”, informou. A empresa informou que não houve feridos com a queda de parte do teto, nem impacto nos voos por conta da ventania.

A manhã deste domingo foi marcada por chuva e fortes ventos, causando transtornos como árvores caídas e queda de energia em alguns bairros da capital cearense. Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), os ventos alcançaram uma velocidade de 47 km/h.

Ainda conforme o órgão, o aumento repentino da velocidade dos ventos, considerado como rajadas, vem junto a um sistema meteorológico denominado linhas de instabilidade. O processo traz chuvas mais fortes, pontuais e se forma próximo à costa, sobre o oceano.

Segundo a Fraport, foram tomadas as ações necessárias para garantir a segurança no Aeroporto de Fortaleza — Foto: Helene Santos/SVM
Segundo a Fraport, foram tomadas as ações necessárias para garantir a segurança no Aeroporto de Fortaleza — Foto: Helene Santos/SVM
Continue lendo

Facebook

Propaganda

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Corpes Digital