Neste domingo (27) a ilha de Mosqueiro vai dar início a programação de carnaval na ilha, várias ações culturais e de preservação ambiental e apoio ao trabalho cooperado da coleta material reciclável. A programação que inicia neste domingo, segue até o dia 2 de março, quarta-feira.
A programação vai acontecer no centro Solar das Artes, onde vai reunir exposição de indumentária carnavalesca das escolas de samba da ilha. Já na Praça da Vila o público infantil vai poder participar de brincadeiras, além disso na quarta-feira (2) de cinzas sairá o bloco dos garis exclusivamente para coleta de material reciclável. A segurança Pública também será reforçada com efetivo e monitoramento eletrônico.
A agente de Mosqueiro, Vanessa Egla, solicita o apoio da comunidade mosqueirense e dos visitantes para que participem do feriadão de maneira ordeira e respeitando as orientações das autoridades públicas de saúde, evitando aglomerações e mantendo o uso de mascarás e higienização das mãos.

Sobre a programação ambiental, a gestora pede que os moradores e visitantes armazenem o lixo reciclável, garrafas e copos de plástico e papelão – para entregá-lo quando o bloco dos garis passar em frente às residências ou comercio. Também haverá outros dois pontos fixos de coleta material reciclável: na praça da Vila e no caramanchão do Chapéu Virado.
A ação será realizada por meio do Departamento Operacional da Admos, em parceria a Cooperativa de Trabalhadores de Material Reciclável (Cooperilhas), criada com apoio da Prefeitura de Belém, por meio da agência distrital, visando aumentar a renda de famílias impactadas pela pandemia.
Além da programação diferenciada prevista para os dias de Carnaval, a Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital e Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), está promovendo operações de limpeza, roçagem de vias e a desobstrução do canal do Cariacanga, um dos maiores que cortam o continente na área da periferia da ilha. A ação benefício centenas de moradores, evitando também os alagamentos nesse período de inverno amazônico.
Outras fontes de serviços envolvem as ações de iluminação pública, em parceria com a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) e vistorias nas áreas de desabamentos provocados por erosão, em parceria com a Defesa Civil; e a fiscalização do comercio ambulante, visando o ordenamento de vias públicas e boas práticas de higiene pessoal e do ambiente de trabalho.
O feriado de Carnaval em Mosqueiro terá o reforço da segurança pública. Um ônibus adaptado e interligado ao Ciop, em Belém, já está posicionado na área do Chapéu virado e vai monitorar as imagens de dezenas de câmeras espalhadas por pontos estratégicos de Mosqueiro.
Fotos: Ascom/ Agencia Distrital de Mosqueiro