Um homem de identidade ignorada chegou de motocicleta, placa não identificada, na porta de um mercadinho, na Rua São Miguel com Travessa Três de Maio, no bairro do Guamá, em Belém, e descarregou a arma contra Jaciara Furtado dos Santos, que tinha 42 anos. O crime se registrou por volta das 21h de ontem, terça-feira, 31/05, quando a vítima conversava com a dona do estabelecimento.
Testemunhas contaram à Polícia Militar, que se fez presente com viaturas no local do crime, que Jaciara era ex-moradora da Rua São Miguel, entre as travessas 14 de Abril e 3 de Maio, onde voltou ontem para conversar com antigos vizinhos. O homem apareceu de repente, deu um tiro nas costas da vítima, que caiu. Depois, desceu da moto e fez mais ao menos quatro disparos no rosto e peito de Jaciara, que morreu seu a menor chance. O assassino, em ato contínuo, voltou ao veículo e sumiu sem qualquer nervosismo pelo crime cometido.
A Polícia informou que Jaciara tinha antecedentes criminais, enquadrada nas sanções punitivas do artigo 288 do Código Penal, por associação criminosa, o que antes era conhecido pelo crime de formação de bando ou quadrilha. No entanto, não há, ainda, informes que associem o crime ao passado da vítima, cujo corpo foi removido, depois do trabalho da Política Técnica, para exames de necropsia no Instituto Médico Legal do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves.
O caso deverá ser apurado pela Divisão de Homicídios da Polícia Civil, mas se soma a mais um homicídio entre os vários que têm ocorrido na capital paraense nos últimos dias e deve ser tratado como feminicídio, dada a covardia com que foi cometido o ato.
Imagem: Reprodução/O Liberal