O Governo do Estado vai entregar a quarta unidade da Usina da Paz na próxima quarta-feira (4), o projeto compõe ao programa estadual Territórios Pela Paz (TerPaz), que agora será lançado no bairro do Benguí, em Belém.
A entrega será realizada pelo Governador do Estado, Helder Barbalho, e também contara com a presença de outras autoridades. O evento esta previsto para iniciar as 10h30.
O novo complexo está localizado na Estrada do Benguí, ocupando uma área de 12.087 m², bem ao lado do pátio de retenção do Detran. Assim como as demais unidades, o objetivo da UsiPaz é a busca do fortalecimento comunitário, resgate da cidadania e a redução da violência por meio da transformação social.
As usinas da paz já atendem moradores do Icuí-guajara, em Ananindeua, na cabanagem, em Belém e em Nova União, em Marituba.
A nova UsiPaz vai oferecer mais de 80 serviços gratuitos á população, como atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, cursos, capacitação técnica e profissionalizante; além de eventos e encontros da comunidade.
O novo empreendimento vai gerar 130 postos de trabalho e foram realizadas pela mineradora Vale e executadas por empresas paraenses, por meio de um termo de cooperação com o Estado. As instalações foram adaptadas para receber também as pessoas com deficiência.
A unidade oferece quadra poliesportiva coberta; complexo de judô, piscina, quadra de areia, salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica; emissão de documentos e ações de segurança. E ainda oferece um ambiente com capacidade para capacitação técnica e profissionalizante; espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também haverá espaços para cursos livres e de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca.
A UsiPaz Benguí vai atender de segunda a sexta-feira, das 08 ás 22h; aos sábados, de 08 as 14h; e aos domingos, de 08h as 18h. os atendimentos será de acordo com as demandas da comunidade e/ou das Secretarias e Fundações para a realização de eventos.
Foto: Jader Paes / Agência Pará