O Governo do Estado do Pará por meio da Fundação Cultural estão com o objetivo de zerar a carência de municípios sem bibliotecas públicas no estado. A Fundação já investe para garantir que todos os municípios paraenses tenham sua biblioteca pública.
Pesquisadores foram contratados para percorrer as 12 regiões de integração do Pará, onde foi obtido o diagnostico real da situação em todo o estado. Atualmente há 28 municípios sem biblioteca pública ativa. Na região do Xingu oito cidades foram visitadas. De 10 municípios, apenas altamira e brasil novo possuíam centros de leitura segundo o diagnostico obtido.
No ano que vem a região vai receber duas bibliotecas que serão inauguradas no primeiro semestre em Medicilândia e Vitoria do Xingu, a Fundação vai apoiar a abertura desses espaços com doações de acervo e capacitação dos profissionais.
A implantação de bibliotecas é uma forma de estimular a leitura no estado, algumas pesquisas dizem que a falta do hábito da leitura está relacionada a falta de acesso, e que o maior exemplo disto é a biblioteca da UsiPaz Icuí-Guajará, recentemente inaugurada pelo Governo do Pará, o espaço é o mais visitado na Usina.
As políticas culturais são muito importantes nos territórios da Amazônia, onde o acesso aos livros é bem difícil para os que moram na área rural e que as instalações públicas nas áreas urbanas são bem distantes.
Foto: Thiago Gomes / Ag.Pará – Arquivo