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SAÚDE

O que comer antes de treinar de manhã, segundo os nutricionistas

ISTOÉ / Foto: Reprodução

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Escolher sabiamente essa refeição pode fazer toda a diferença em seu desempenho. Veja sugestões de cardápios ideais para um pré-treino de manhã

Quando você acorda antes do amanhecer para se exercitar, é fácil esquecer a comida – especialmente se você tem o hábito de pressionar a tecla “soneca”, que lhe dá mais alguns minutos para levantar da cama. O outro problema: para algumas pessoas, o pensamento de comer um pré-treino de manhã – e logo antes de sair para suar – parece menos do que apetitoso.

Ainda assim, existem definitivamente benefícios em abastecer seu corpo antes de correr  alguns quilômetros ou fazer um treino de força. Felizmente, os nutricionistas estão aqui para ajudá-la a descobrir como e quando comer o pré-treino de manhã, para que você possa melhorar seu desempenho (e sem sentir vontade de vomitar).

Preciso fazer a refeição de pré-treino de manhã?

“Provavelmente, ajudará seu desempenho, embora dependa de alguns fatores, incluindo: suas necessidades individuais, o tipo de exercício, sua capacidade de digerir alimentos e se tiver tempo para comer depois”, diz Mary Jane Detroyer, nutricionista e personal trainer (EUA).

“O suprimento de glicose do seu corpo está seriamente esgotado após uma noite de sono, então resta pouco dela para suportar um treino matinal. A menos que você restaure seu suprimento, é mais provável que você se sinta lenta e fatigada mais cedo”, diz Torey Armul, nutricionista e porta-voz da Academy of Nutrition and Dietetics (EUA).

Primeiro, considere quanto tempo você se exercitará. Detroyer diz que é uma boa idéia fazer um lanche se for treinar por mais de 30 minutos. Armul acrescenta que, se seu treino matinal for intenso ou durar mais de 45 minutos, é ainda mais importante comer alguma coisa com antecedência.

Mas e o conceito de “cardio em jejum”?

Você já deve ter ouvido falar de exercícios aeróbicos em jejum, de manhã ou de tarde, sem comer antes. E, embora isso possa funcionar para algumas pessoas, se você está tentando empurrar seu corpo, essa provavelmente não é sua melhor aposta.

“Algumas pessoas consideram exercitar em jejum a ‘zona de queima de gordura’, porque o corpo transforma a gordura em combustível quando a glicose não é suficiente”, explica Armul. “No entanto, a gordura é convertida em energia mais lentamente, então você provavelmente sentirá mais fadiga e menos energia e intensidade durante o treino.”

Então, o que devo comer se precisar de combustível?

“Escolha carboidratos simples que digerem rápida e facilmente, além de uma pequena quantidade de proteína e gordura por um pouco de substância”, indica Armul. Experimente estas opções de ambos os especialistas.

Se você só consegue comer um pequeno lanche:

Torrada com pasta de amendoim

Bolachas com queijo

Um smoothie feito com frutas, leite de sua escolha e ½  scoop de proteína em pó

Um pedaço de fruta

Se você quiser algo com mais sustância:

Mingau de aveia

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