Faltando menos de 1 dia para o mês mais quente do ano, a Prefeitura de Belém vai iniciar a partir do dia 2 de julho, a Operação Verão da Gente, que será executada pela Guarda Municipal nos distritos de Mosqueiro, Outeiro, Icoaraci, Cotijuba e ilha do Combu.
A operação tem o objetivo de levar segurança pública para os moradores e veranistas que optarem pelos principais balneários e demais pontos turísticos de Belém. Cerca de 250 agentes dos grupamentos Operacional, Ações Táticas (GAT), Ações Táticas com Cães (Atac), Ronda da Capital (Rondac) e Ronda Ostensiva Municipal (Romu), 12 viaturas, 28 motocicletas, um ônibus de monitoramento e uma lancha.
Atuação em Mosqueiro
O Distrito de Mosqueiro vai contar com 132 guardas municipais dos agrupamentos de Ações Táticas – GAT, operacional e motopatrulheiros da Ronda da Capital-Rondac, sete viaturas e 18 motocicletas.
Também será instalado um ônibus de videomonitoramento da GMB no caramanchão, na Praia do farol, para fiscalizar e acompanhar as imagens das câmeras de monitoramento em tempo real.
Atuação em Outeiro
A população vai contar com 41 guardas municipais do Grupamento de Ações Táticas com cães – Atac, edois cães farejadores. Os agentes vão realizar rondas preventivas nos bairros e nas praias. O distrito de Icoaraci vai contar com reforço de 38 guardas municipais, que vão atuar no trapiche e na orla.
Atuação na Ilha de Cotijuba
A ilha vai contar com doze motopatrulheiros da Ronda da Capital, fazendo segurança e ronda desde a área do trapiche de embarque e desembarque até a praia do Vai Quem Quer.
Ronda fluvial
A ilha do Combu vai receber o reforço de segurança, na qual será utilizado a embarcação da GMB, recebida do Governo do Estado durante o aniversário de Belém. O transporte vai operar no rio Guamá e restaurantes da localidade, com oito guardas do agrupamento tático.
E o cuidado não vai se limitar apenas a estes locais, quem fica na Capital paraense, vai poder contar com os reforços do patrulhamento nas Praças da República, Batista Campos, princesa Isabel e no Portal da Amazônia, durante os finais de semana.
Serviço 153
A população conta com o serviço de atendimento de denúncias pelo numero 153 que funciona 24h.
Foto: Reprodução Ascom GMB