O município de Benevides (PA), na Zona Metropolitana de Belém, ganhou nesta quarta-feira, 17, a mais nova planta industrial do Grupo Zeppone, que detém as marcas Polpanorte, Origem Açaí e Frutuá, especializadas em processamento de polpa e produção de cremes e sorvetes de açaí e de outros frutos e frutas. O projeto, localizado na Região Metropolitana de Belém, vem sendo estudado e implementado desde 2019.
Com um investimento inicial na ordem de R$ 30 milhões, a nova planta industrial ocupa uma área de mais de 20 hectares e tem potencial para produzir mais de seis mil toneladas de produtos originados do açaí a cada safra. Nesta fase inicial, o açaí produzido para exportação vem em sua maioria do minicípio de Igarapé-Miri, um dos maiores produtores do açaí do Pará, mas há expectativas de aquisição das safras de outros centros produtores.

O projeto, que tem apoio do governo do Estado e da Prefeitura de Benevides, nesta primeira fae, já emprega mais de 120 colaboradores, entre diretos e indiretos, com previsão de aumentar esse quadro nos próximos meses.
O Pará é o líder absoluto na produção de açaí e responde por quase toda a produção nacional. Segundo dados do Instituto Brasileira de Geografia e Estatística – IBGE, a produção agrícola do Estado correspondeu a R$ 10,8 bilhões em 2019, o que corresponde a 90% do que é produzido nacionalmente. Outro levantamento aponta que, das três milhões de toneladas do fruto produzidas no Brasil, o Pará é responsável por aproximadamente 2,8 milhões.

As novas instalações contam com equipamentos de última geração e alto nível de automação industrial. São centenas de processos e controles automatizados que vão desde o recebimento do fruto até o despolpamento.
A cerimônia oficial de inauguração da fábrica, que começou com o Hino Nacional, bênção da empresa e discurso de diversos diretores e autoridades, contou com a presença de gestores, fornecedores, parceiros, colaboradores e autoridades locais, como o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, José Fernando, além do presidente do Conselho de Administração do Grupo, empresário Nelson Zappone.
De acordo com a assessoria do evento, o “Grupo Zeppone reforça seu compromisso de contribuir para a economia e comunidade locais e salienta o objetivo de crescer de maneira sustentável na região. Para isso, o grupo está engajado em diversas iniciativas ambientais, como o extrativismo sustentável, reduzindo o impacto ambiental e favorecendo famílias e comunidades ribeirinhas que atuam no setor – bem como o desenvolvimento de projetos e adoção de ações sustentáveis, como a redução do consumo de água e energia nos processos internos da indústria”.
Imagens: Nazaré Sarmento/Ronabar