Conecte-se Conosco

ANANINDEUA

Pioneiro e o gato de Schrodinger

Publicado

em

Por Eduardo Cunha/ Pará Web News

Na física quântica chama-se ‘gato de schrodinger’ a experiência hipotética em que um gato é colocado em uma caixa com pólvora com 50 % de chances de explodir e vir a morrer. Até que olhemos dentro da caixa não sabemos se o gato está, de fato, vivo ou morto. É a nossa observação ao abrir a caixa que matará ou não o gato. A interpretação da mecânica quântica é que antes que olhemos o interior da caixa, o gato está em uma superposição, está vivo e ao mesmo tempo morto.


Pois bem, é exatamente assim, como no experimento, que parece estar Pioneiro, vivo e ao mesmo tempo morto.


Pode parecer cedo para decretar a morte política de alguém, acontece que o ano vai terminando, os blocos vão se sedimentando e, eu pergunto, onde está inserido Pioneiro neste contexto? Quem é Pioneiro na fila do pão?


Algum desavisado poderia argumentar que ele irá apoiar Dr. Daniel para prefeito de Ananindeua e que Daniel tem grandes chances de sair vencedor. E daí? Faria alguma diferença se não apoiasse ? O apoio de Pioneiro, a esta altura, faz diferença para alguém nas eleições de 2020? A pergunta é meramente retórica, tá!!?
Nem vivo e nem completamente morto, Pioneiro se arrasta sem forças e sem rumo, como um leão sem dentes largado na savana atrapalhando a caçada dos verdadeiros predadores. Carta fora do baralho. Como jogador que assiste a partida no banco.


Mas não foi sempre assim. Houve um tempo em que Pioneiro sonhava chegar ao Palácio dos Despachos e ser o band leader tucano. Isto aconteceu na época em que o Prefeito de Ananindeua viu Jatene quase ser derrotado logo no primeiro turno da campanha ao Governo do Estado e pensou “eu posso fazer melhor”.

Conversou com lideranças, reuniu apoiadores e todo seu capital político acreditando que seria a bola da vez. Infelizmente a trajetória por todos os cargos públicos pelos quais passou ao longo desses anos não lhe ensinou que na política não há lugar para “questiúnculas pessoais”.

Frustrado por não ter sido escolhido pelo então governador Jatene para encabeçar a chapa, achou por bem partir para vendeta pessoal e ignóbil, e abrir os flancos para o, até então, seu adversário histórico, Helder Barbalho.

De fato, se Pioneiro não tivesse aberto as pernas talvez a história poderia ter sido diferente.

Mas eu pergunto, quais foram os reais ganhos políticos que teve após ter se curvado aos Barbalhos? Quais suas doze moedas? Será que Helder irá apoiá-lo em uma futura candidatura, quem sabe ao senado? A resposta é intuitiva : claro que não. Afinal já dizia a letra da música “bola dividida”do Luiz Ayrão, ” Se ela fez com outro vai fazer comigo”.

Por outro lado, que futuro tem Pioneiro em seu próprio partido, o PSDB? Aqui suas chances são ainda menores

Nem vivo e nem morto.

Pioneiro vai desfiando de noite o pouco que havia tecido durante o dia, tal qual uma teia de Penélope.

E o que é pior, vai deixando um triste legado político para as futuras gerações. Depois de 14 anos no poder, deixa uma Ananindeua com apenas 0,75 % com cobertura de esgotos na qual, apenas 29% da população tem acesso à água tratada.

A saúde consegue ainda ser pior, nas mãos dos 3 patetas: Daniel, Gustavo e Erick, o população sofre sem o atendimento médico das UPAs prometidas.

Com a pecha de traidor e a fama de gestor inepto, Pioneiro vai findando os seus dias, decadente, se arrastando como um moribundo preso a aparelhos. Só sabemos que está vivo porque ainda respira.

ANANINDEUA

Três pessoas são mortas a tiros no bairro do Curuçambá, em Ananindeua

Publicado

em

Fonte/Foto: G1

Segundo o Ciop, o crime aconteceu na rua Manoel Rosa, atrás do Hospital Santa Maria.

Três homens foram mortos a tiros no início da noite deste sábado (7) no bairro do Curuçambá, em Ananindeua. De acordo com informações preliminares do Centro Integrado de Operações (Ciop), o crime aconteceu na rua Manoel Rosa, atrás do Hospital Santa Maria.

Segundo a Polícia Militar, um carro branco se aproximou das três vítimas, ainda não identificadas, e os ocupantes realizaram disparos de arma de fogo e fugiram em seguida. Os homens baleados morreram no local.

O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado e uma equipe está a caminho do local para realizar a remoção dos corpos. A Polícia Militar informou que viaturas do 29° Batalhão da Polícia Militar e da Força Nacional de Segurança Pública fazem incursões na área para localizar e prender os responsáveis pelo crime. O retorno da Policia Civil ainda é aguardado.

Continue lendo

ANANINDEUA

MPPA realiza capacitação sobre impactos causados por agrotóxicos

Publicado

em

Foto: Reprodução / Fonte: MPPA

Os produtores paraenses de hortaliças e demais interessados, especialmente da região de Ananindeua, podem participar nesta quinta-feira (5), do Seminário “Capacitação de Produtores de Hortaliças do Curuçambá – Ananindeua: Agroecologia e os impactos causados pelos agrotóxicos”, realizado pelo Ministério Público do Pará (MPPA) e pelo Fórum Estadual de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos. O evento ocorre das 9h às 11h00 na Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros do Gleba Guajará, no bairro Curuçambá.

A iniciativa é do promotor de justiça Marco Aurélio Lima do Nascimento, Coordenador do Centro de Apoio Operacional (CAO) Constitucional do MPPA e Coordenador do Fórum Estadual de Combate aos Impactos Causados pelos Agrotóxicos, e da Promotora de Justiça de Defesa do Consumidor da capital, Joana Chagas Coutinho.

Além da discussão qualificada dos possíveis impactos no uso dos agrotóxicos e produtos afins, dentre os objetivos apontados pelos idealizadores do Seminário, está a difusão de ações concretas de proteção à saúde da população e do meio ambiente; o incentivo e acompanhamento da realização de estudos e pesquisas relacionadas aos impactos dos agrotóxicos e transgênicos sobre a saúde dos indivíduos e meio ambiente; e discutir alternativas ao uso dos produtos químicos.

A atividade é parte do Plano de Atuação da Promotoria de Justiça do Consumidor de Belém e do Fórum Estadual, além de integrar uma das atividades da Semana Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, em realização no Estado pelo MPPA.

O Seminário de capacitação de produtores rurais ocorre na atual conjuntura do elevado índice de uso de substancias químicas na produção agrícola brasileira – o IBGE em 2015 estimava um aumento de 150% nos últimos 10 anos – e seus potenciais riscos de impactos socioambientais.

Em realidade próxima, no baixo Tocantins, estudos já apontam que o uso de agrotóxicos na expansão da dendeicultura (o cultivo da palma de dendê) vem causando poluição ambiental nas sub-bacias hidrográficas na região. Em 2014, o Instituto Evandro Chagas (IEC) divulgou os resultados de uma pesquisa que detectou a contaminação por agrotóxicos nas águas da região do Baixo-Tocantins, no Pará. 

Programação

Após a abertura às 9h, ocorre a palestra ‘’Recolhimento de embalagens vazias de Agrotóxico”, com Leonidas Parry Castro da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ). Em seguida ocorre a segunda palestra “Agrotóxico: impactos para a saúde e meio ambiente”, com Pedro Paulo Mota do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará. A última palestra é com Eduardo Sampaio Gomes Leite, representante da Central de Abastecimento do Estado do Pará (CEASA), que vai tratar do “Reaproveitamento de alimentos  para uso em compostagem”.

Fórum

O Fórum Estadual de Combate aos Impactos Causados pelos Agrotóxicos foi implantado no Pará em novembro de 2014, com o objetivo de integrar os órgãos regionais para promoção de estratégias de atuação sobre a temática, tendo em vista as preocupações relacionadas aos efeitos negativos dos agrotóxicos na natureza e na saúde humana no Estado do Pará.

O Seminário realizado nesta quinta (5) vai ao encontro do objetivo proposto pelo Regimento Interno do Fórum Estadual, em que versa sobre “Proporcionar, em âmbito estadual, a discussão das questões relacionadas ao uso dos agrotóxicos e produtos afins, de modo a fomentar e difundir as ações concretas de proteção à saúde do trabalhador, da população em geral e do meio ambiente”.

Serviço

Evento: Seminário ‘’Capacitação de Produtores de Hortaliças do Curuçambá – Ananindeua: Agroecologia e os Impactos causados pelos Agrotóxicos’’.

Horário: 9h00 às 11h00

Local: Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros do Gleba Guajará

Endereço: Estrada do Curuçambá nº 14, Bairro Curuçambá, Ananindeua.

Realização: Ministério Público do Pará (MPPA) e Fórum Estadual de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos.

Texto: Renan Monteiro, estagiário de Jornalismo
Revisão: Mônica Maia, Jornalista

Foto: Veloso Júnior/Ascom Susipe

Continue lendo

ANANINDEUA

Carlito Begot lança sua pré-candidatura à Prefeitura de Ananindeua, confira o vídeo.

Publicado

em

Foto: Reprodução / Fonte: Conhecendo nosso Pará

A corrida para a prefeitura de Ananindeua está cada vez mais concorrida. Além do Deputado Estadual Miro Sanova, que já apresentou sua pré-candidatura, inclusive com o aval de prioridade pelos dirigentes estadual e nacional do seu partido, agora quem vai estar a plenos pulmões no pleito do ano que vem é o atual vice-prefeito Carlito Begot, que também lançou sua pré-candidatura através de um vídeo publicado nas redes sociais. Carlito, que é o atual vice-prefeito de Ananindeua, vem de uma tradicional família que tem um longo histórico político no município, e percebeu que tem chances de chegar ao primeiro lugar no páreo.

Fonte: Conhecendo nosso Pará

Continue lendo

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Corpes Digital