Para marcar o mês da Consciência Negra, a Prefeitura de Belém, através da Coordenadoria Antirracista de Belém (Coant), promoveu a Ação de Cidadania Negra, dedicada à comunidade do bairro do Guamá, na Escola Municipal Cássia Barbosa (Espaço Mestre 70), com serviços de orientações jurídicas, ações de aferição de pressão, glicemia e ação de trançadeiras do ateliê Odara.
Mostrar às crianças a arte do trançado afro como forma de resgate da ancestralidade e combate ao racismo, foi o que fez a trançadeira e empreendedora no Ateliê Odara, Gisele Pereira Ferreira, 35 anos.
“Através da estética negra mostramos a diversidade de como a criança é linda e como tem o potencial de beleza. Hoje nós trouxemos a trança nagô para que as crianças possam estar mais próximas dessa cultura e tradição”, destacou Gisele, que trabalha há 10 anos com cabelo afro.
A coordenadora Antirracista de Belém, Elza Fátima Rodrigues, informa que a atividade foi pensada como uma ação de aproximação de serviços para a população nos bairros populares de Belém.
Fortalecimento da identidade da criança negra
Elza explica que a Coant, em parceria com as secretarias municipais de Saúde e Educação e Defesoria Pública do Estado do Pará, fez uma ação coordenada para prestação serviços de saúde e orientações jurídicas.
Ela também ressalta, que a oficina de tranças foi muito bem aceita pelos estudantes da escola, em que as trancistas deram destaque especial e fortaleceram a identidade da criança negra. “Essas ações mesmo simples são muito importantes para resgatar a autoestima da criança negra”, enfatiza a coordenadora.
O mês da Consciência Negra é idealizado pela Coant, envolvendo vários órgãos da gestão municipal. Diversas atividades foram desenvolvidas desde o dia 5 de novembro, entre rodas de conversa, seminários, exibição de filme de temática racista, entrega de cestas básicas, ecofeira de empreendedores negros e entre outras atividades.
Noite de Gala Preta
Para fechar a programação do mês da Consciência Negra, a Prefeitura de Belém realiza na noite desta sexta-feira, 26, às 20h, no Palafita, bairro da Cidade Velha, o Baile da Noite de Gala Preta, reunindo movimentos e coletivos com objetivo de apresentar a riqueza das manifestações culturais de origem africana.
A música fica por conta dos artistas: Mariza Black; Gigi Furtado; Alba Maria; João da Hora e Dj Africano Ailton Oliveira.
Texto: Joyce Assunção
Fonte: Agência Belém/Foto: João Gomes