Conecte-se Conosco

EDUCAÇÃO

Prefeitura lança programa para transmitir conteúdo escolar em canal aberto

Foto: Reprodução / Fonte: Semec

Publicado

em

Para dar continuidade às atividades pedagógicas para os alunos da rede municipal neste período de pandemia, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), lança nesta quinta-feira, 14, o programa “Educa Belém – Aprendendo em casa”, através do canal de televisão aberta. A iniciativa pretende atender os alunos que não possuem acesso à internet.

O programa desenvolvido pela Semec vai ao ar pela Rede TV Belém, canal 47, e terá duração de 2h30 com exibição de segunda a sexta-feira, com um cronograma voltado para atender a todos os alunos, de acordo com os ciclos. 

No turno da manhã serão programas voltados para os alunos dos Ciclos I, II, III, que corresponde do 1º ao 7º ano. No turno da tarde, será para os alunos dos Ciclos IV, que corresponde do 8º ao 9º ano, e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).  O programa terá ainda, tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais) para atender os alunos com deficiência.

Atividade remota – Desde o início da pandemia do novo Coronavírus, a prefeitura vem desenvolvendo diversas ações para garantir que os alunos matriculados na rede municipal de ensino não sejam prejudicados durante o período de isolamento social. Quinzenalmente, a Semec distribui atividades impressas junto às entregas dos kits de merenda escolar, para os alunos dos Ciclos I e II realizarem em casa, junto à família. No retorno das aulas elas deverão ser entregues aos professores.

Online – Os alunos dos Ciclos III e IV e EJA, da 1ª a 4ª Totalidade, contam com atividades online disponíveis no blog: https://semecbelemnasuacasa.blogspot.com/ que podem ser acessadas de qualquer computador, tablet ou celular. As atividades disponíveis no blog são desenvolvidas pelo Núcleo de Ensino Fundamental (NUENF), vinculado à Semec.

As unidades de educação infantil da rede municipal também estão indicando atividades lúdicas com músicas, pinturas e brincadeiras, para o estreitamento de vínculos familiares. Durante a entrega do kit merenda escolar, que já está no terceiro lote, os pais recebem atividades impressas com um kit contendo giz de cera, lápis de cor, massinha de modelar e outros itens para auxiliar nas atividades.

Inclusão – Durante o período de suspensão das aulas da rede municipal determinadas por meio do Decreto Municipal 95.955, o Centro de Referência em Inclusão Educacional (Crie) Gabriel Lima Mendes, vinculado à Semec, continua seu atendimento via whatssap, com orientações e compartilhamento de atividades pedagógicas e lúdicas em vídeos e materiais preparados pelos psicólogos, fisioterapeutas, psicopedagogos, fonoaudiólogos e outros profissionais, destinado a todos os alunos com deficiência.

Warao – A Semec também desenvolve ações da chamada Pedagogia de Emergência aos Imigrantes, refugiados da Venezuela, da etnia Warao. Desde outubro de 2018, um atendimento educacional especializado vem sendo realizado às crianças Warao, no abrigo Estadual Domingos Zahluth e no abrigo municipal localizado na Rodovia da Tapanã. Os professores fazem o acompanhamento presencial.

Sugestão de entrevistado – Ana Célia Carvalho, diretora de Educação

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Ideia Virtual