Cheques do programa “Sua Casa” serão entregues para mais de 700 famílias de Abaetetuba, na região de integração do Baixo Tocantins, na próxima terça-feira, 15. O benefício habitacional será entregue pelo governador Helder Barbalho, em cerimônia oficial às 10h.
A iniciativa estadual, gerenciada pela Companhia de Habitação do Estado do Pará (COHAB), faz um investimento de 5 milhões e 900 mil reais para auxiliar na construção e reconstrução de residências no município.
O “Sua Casa” tem como objetivo principal garantir auxílio para aquisição de material de construção e o pagamento dos trabalhadores empregados durante a obra de construção, reconstrução e ampliação dos imóveis. O valor concedido pelo programa é de até 21 mil reais. Segundo estimativas da Cohab, os investimentos na política habitacional já foram expandidos para todas as regiões paraenses desde que a iniciativa foi lançada em 2019, garantindo melhorias aos lares e também gerando renda para trabalhadores da construção civil.
O programa já beneficiou mais de 200 mil pessoas de todo o Pará. No total, até o dia 26 de julho de 2023, a política pública habitacional ajudou a construir, reconstruir e ampliar mais de 40 mil residências. Criado em 2019, a política pública de habilitação já melhorou as condições de moradia em mais de 130 municípios paraenses, em todas as 12 regiões de integração. Para garantir as execuções das ações para melhorar os índices habitacionais paraense, a Cohab já investiu mais de R$ 350 milhões de reais.
O “Sua Casa” atende, prioritariamente, famílias que vivem em situação de risco social, como extrema pobreza, vítimas de sinistro, como incêndios, enchentes, vendavais, desabamentos etc. O programa atende também idosos, famílias de pessoas com deficiência, entre outros critérios técnicos.
Para receber os benefícios, os candidatos devem atender aos critérios – estabelecidos em lei – para serem inscritos. Após a inscrição, a Cohab seleciona gradativamente os inscritos com base na ordem de prioridades previstas nas diretrizes do programa. À medida em que os candidatos são selecionados, a equipe de engenheiros da Companhia inicia o processo de avaliação e diagnóstico das moradias. A próxima fase consiste na análise socioeconômica do setor de Assistência Social da Cohab, momento em que os técnicos averiguarão a real condição social dos candidatos.
Imagem: Divulgação
2 Comentários
Heya i am for the first time here. I found this board and I find It truly useful & it helped me out a lot. I am hoping to give something again and help others such as you helped me.
Hey there! I could have sworn I’ve been to this site before but after browsing through some of the post I realized it’s new to me. Anyhow, I’m definitely glad I found it and I’ll be bookmarking and checking back often!