Conecte-se Conosco

MUNDO

Protestos contra morte de George Floyd se espalham pelo mundo; veja fotos

O segurança negro foi assassinado por um policial branco na cidade de Minneapolis, estado de Minnesota

Foto: Reprodução / Fonte: Exame

Publicado

em

Depois de uma noite de protestos em ao menos 30 cidades americanas como resposta à morte de George Floyd, os atos continuam neste domingo, 31, não só nos Estados Unidos, mas em alguns países, como Alemanha, Reino Unido e Dinamarca.

Protesto em Minneapolis, Estados Unidos, em 30 de maio de 2020, durante uma manifestação para pedir justiça a George Floyd, um homem negro que morreu sob custódia da polícia de Minneapolis. O toque de recolher foi imposto nas principais cidades dos EUA no sábado, à medida que os conflitos por brutalidade policial aumentavam nos Estados Unidos.

Na Trafalgar Square, no centro de Londres, centenas de pessoas gritavam frases como “eu não consigo respirar” ou “sem justiça, não há paz”. Depois, terminaram o ato do lado de fora da Embaixada dos EUA.

Em Berlin, outras centenas também protestaram em frente à embaixada dos EUA, pedindo justiça por George Floyd e com cartazes com dizeres como “pare de nos matar”.

Ontem, os protestos pacíficos de milhares de pessoas da tarde de sábado se transformaram em embates violentos contra a polícia. Lojas foram saqueadas e carros de polícia avançaram sobre a multidão. A Guarda Nacional foi chamada para proteger a Casa Branca, cercada pelos manifestantes.

Pela manhã, as autoridades ainda estavam calculando o saldo da destruição. Carros foram incendiados na Filadélfia; em Los Angeles, lojas foram destruídas e saqueadas; na cidade de Richmond, policiais ficaram feridos e ao menos uma morte foi registrada, em Indianápolis, onde o departamento de polícia afirmou que “perdeu a conta” dos registros de tiroteios.

Segundo a CNN americana, protestos foram registrados em ao menos 30 cidades. Entre elas, Nova York, Washington, Oakland, Houston, Atlanta, Kansas, Detroit, Las Vegas, Denver, San José e Memphis, Boston, Phoenix, Fort Wayne, Lincoln, Milwaukee e Chicago.

O segurança negro George Floyd foi assassinado por um policial branco na cidade de Minneapolis, estado de Minnesota. Um vídeo gravado no momento em que Floyd morre, depois de ficar cinco minutos com o pé do policial pressionando seu pescoço, se espalhou, causando resolta na população.

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Corpes Digital