Os paraenses devem se preparar para o novo aumento da passagem de ônibus em Belém. Hoje (24) o Conselho Municipal de Transporte acatou a proposta da Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) de aumentar o valor da passagem de ônibus para R$ 5,01.
A proposta de reajuste segue para homologação do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (Psol), que poderá acatar ou não o valor. Mesmo sem prazo definido para o prefeito homologar o novo valor da passagem do transporte público, a expectativa é que ainda esta semana seja definido uma resposta.
De acordo com a Setransbel, a tarifa atual de R$ 3,60, não garante mais a manutenção do serviço do transporte dos passageiros por ônibus. Já o sindicato alega a alta no preço dos combustíveis como requisito que mais onera os custos do serviço, depois da folha de pagamento.
Também foi pontuado pelo sindicato que a entidade não recebe subsídios do poder público para pagar o transporte das gratuidades (idosos, deficientes), que hoje representam, de acordo com o Setransbel, 30% dos usuários que circulam diariamente nos coletivos.
Foto: Reprodução /onibusbrasil/lucasjaco