O dia de hoje, segunda-feira, 23, começou bem cedo na Basílica Santuário de Nazaré, que foi aberta aos devotos por volta das 5h. A igreja ficou lotada de fiéis que foram mais uma vez reverenciar Nossa Senhora de Nazaré, imagem original que passou os 15 dias da festividade nim nicho no altar-mor do templo.
Foi rezado o terço da alvorada, por volta das 5h30. Pontualmente às 6h, Dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo metropolitano de Belém, companhado pelos bispos auxiliares, Dom Antônio de Assis e Dom Paulo Andreolli, demais integrantes do clero e da Diretoria da Festa de Nazaré iniciaram a cerimônia da subida da Imagem Original para o Glória da Basílica, o que dá ponto final à festa em honra a Nossa Senhora.
Depois, na Praça Santuário, foi celebrada a missa final, que dá início à procissão do Recírio, a terceira mais antiga das 14 Romarias da Quadra Nazarena. A Imagem Peregrina é colocada em um andor, o qual é levado por integrantes da Diretoria da Festa de Nazaré de volta à Capela do Colégio Nazaré, o que significa o encerramento de toda a programação relativa ao ano atual.
Neste ano, o Recírio reuniu mais ou menos cem mil romeiros que, emocionados, se acotovelavam na Praça Santuário e no pequeno trajeto até o Colégio Nazaré. A procissão deixa a Praça, passa pela frente da Basílica Santuário, manobra pela Rua Dom Vicente Zico, Avenida Generalíssimo Deodoro, Avenida Nazaré, Avenida Magalhães Barata e Colégiso Gentil. Dom Alberto Taveira Corrê puxou a oração do terço e foi acompahado pelos bispos auxiliares Dom Antônio de Assis e Dom Paulo Andreolli. Do alto da escadaria do Colégio, ele deu a bênção final, encerrando as homenagens por volta das 8h45.

CÍRIO 2024
Na noite de ontem, Dom Alberto Taveira Corrêa anunciou que o Círio de Nossa Senhora de Nazaré em 2024 continuará sob a coordenação do casal Antônio e Silvia Salame e que o tema do ano será “Perseverar na oração com Maria, a Mãe de Jesus”. O sacerdote disse que os fiéis serão conduzidos nas orações refletindo especialmente sobre o Pai-Nosso, oração que foi ensinada por Jesus Cristo.
Imagem: Reprodução/DFN
