

EDUCAÇÃO
Saiba o quê pode e o quê não pode nas provas do ENEM
Antes de entrar na sala do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorre no próximo domingo (3) cada participante receberá um envelope porta-objetos para guardar itens pessoais. O envelope deve ficar guardado embaixo da carteira, com eletrônicos desligados. E atenção: qualquer som emitido pelos aparelhos eliminará automaticamente o candidato. Alarmes de relógios e celulares entram nessa regra.
Confira a lista completa do que é permitido e proibido para o Enem:
O que é obrigatório levar para a prova do Enem; caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente; documento oficial de identificação, original e com foto.
O que é aconselhável levar para a prova; Cartão de Confirmação de Inscrição;Declaração de Comparecimento impressa (caso precise do documento).
O que é proibido borracha; corretivo; chave com alarme; artigo de chapelaria;impressos e anotações;lápis;lapiseira;livros;manuais;régua;óculos escuros;caneta de material não transparente;dispositivos eletrônicos (wearable tech, calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, iPods, gravadores, pen drive, mp3, relógio, alarmes);fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados imagens, vídeos e mensagens.
Em Santarém, segundo informações da 5ª Unidade Regional de Educação (5ª URE), mais de 16 mil candidatos farão as provas nos dias 3 e 10 de novembro. No município, 38 escolas, entre estabelecimentos particulares e públicos, serão locais de provas do Enem. Os portões serão abertos ao meio-dia.