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SAÚDE

Saúde: Coloque mais vegetais na sua alimentação

Fonte/Foto: folhape

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A pandemia do coronavírus colocou ainda mais em evidência a questão da imunidade, principalmente em relação de hábitos de vida saudáveis, como: ter alimentação balanceada e praticar exercícios físicos. A alimentação saudável é importante para o sistema imunológico e faz diferença na prevenção e durante o tratamento de várias doenças. Eu sempre reforço aqui para comermos alimentos de verdade. Vamos descascar mais e desembrulhar menos.

Agora, neste período de aumento do calor, vamos consumir mais frutas cítricas: laranja, abacaxi e limão são as preferidas do gosto popular. Tem gente que passa limão nas axilas para combater o mau odor e se expõe ao sol. Esse hábito pode manchar a pele. Portanto, muito cuidado. Prefira comer a fruta com o bagaço no lugar do suco. São mais fibras no organismo e nosso intestino agradece.

A cebola é destaque para o sistema imunológico. A cebola pode ajudar na redução de alguns tipos de câncer, combatendo a formação de nitrosaminas, que são carcinógenos que se ligam ao DNA. Os compostos sulfurosos e os flavonoides na cebola podem bloquear o potencial cancerígeno de alguns carcinogênicos. Um estudo chinês relatou que homens que comiam pelo menos uma colher de sopa de cebola picada e outros vegetais relacionados (como alho, cebolinha e alho-poró) por dia tinham aproximadamente metade do risco de desenvolver câncer de próstata em comparação com homens que comiam menos de 1/4 de colher de sopa (4 ml) desses vegetais diariamente. (Fonte: Seleções)

Já o tomate é rico em licopeno, remove radicais livres do organismo – compostos que aceleram o envelhecimento celular propiciando o organismo a desenvolver doenças. Vamos deixar o prato ainda mais colorido? Além da cebola e do tomate, consuma brócolis, espinafre, couve e pimentão: ricos em vitamina C e antioxidantes. As folhagens verdes ainda possuem ácido fólico, auxiliando na formação de glóbulos brancos, neste sentido, aumentando a defesa do sistema imunológico.

Vamos começar a semana com a meta de comer, no mínimo, 5 vegetais por dia?

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