

TECNOLOGIA
Scania testa resistência das baterias de seu caminhão elétrico
A Scania divulgou, nesta segunda-feira (23), o vídeo do teste de colisão do seu primeiro caminhão 100% elétrico, lançado em setembro. O objetivo era verificar a segurança das baterias, capazes de entregar até 250 km de autonomia, com apenas uma carga.
Na batida controlada, realizada em local fechado, o caminhão elétrico da montadora sueca é atingido por um VW Golf na lateral. O impacto ocorre bem no local onde são instaladas as baterias do modelo maior, possibilitando à fabricante verificar a capacidade de resistência do componente responsável por alimentar o motor movido a eletricidade.
Segundo a Scania, o crash test dos elétricos é um pouco diferente dos experimentos realizados nos veículos com motor a combustão. O resultado esperado é que a energia do impacto seja distribuída, se espalhando ao redor da bateria, deformando o plástico e gerando danos apenas nos componentes menos críticos.
Modelo pode ter cinco ou nove baterias
Lançado na Europa, o novo caminhão elétrico da Scania tem um motor de 310 cv, que pode ser alimentado por conjuntos de cinco ou nove baterias, dependendo da configuração, com capacidades entre 165 e 300 kWh. Na versão mais potente da linha, é possível rodar por até 250 km antes de recarregá-la.
Conforme a montadora, a recarga é feita por meio de uma conexão Combined Charging System (CCS) tipo 2 de até 130 kW. O modelo mais básico gasta apenas 55 minutos para uma carga completa, metade do tempo exigido para a versão mais parruda.
Disponível nas séries L e P, ele ainda não tem previsão de chegar ao Brasil.