Conecte-se Conosco

ANANINDEUA

Segup cumpre reintegração de posse em conjunto habitacional ocupado por mais de 1.300 famílias, em Ananindeua

Publicado

em

Fonte/Foto: G1
A operação inicia nesta segunda, mas segue até sexta-feira (15), a fim de evitar que as pessoas ocupem novamente o espaço de forma irregular.

Segup cumpre reintegração de posse em conjunto ocupado por mais de 1.300 famílias

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) coordena operação que cumpre reintegração de posse no conjunto habitacional Pouso do Aracanga, no bairro do Aurá, em Ananindeua, região metropolitana de Belém, na manhã desta segunda-feira (11). Mais de 1.300 famílias ocupam o local, um total de 5.376 pessoas.

De acordo com a Segup, a operação inicia nesta segunda, mas segue até sexta-feira (15), a fim de evitar que as pessoas ocupem novamente o espaço de forma irregular. Assim que as unidades forem desocupadas, agentes da Celpa farão o desligamento de energia elétrica.

Quase 700 agentes de segurança, entre policiais militares de batalhões especiais, policiais civis, bombeiros, Força Nacional, Polícia Federal, além de funcionários da Caixa Econômica Federal, Celpa, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Secretaria Municipal de Habitação e oficiais de justiça.

Desocupação voluntária

Segundo a Segup, as famílias tiveram desde o dia 22 de novembro para desocupar voluntariamente o espaço. Deixaram o local, 74 famílias, desde que receberam a ordem judicial de desocupação dos imóveis.

ANANINDEUA

Colombiano suspeito de agiotagem é morto a tiros na estrada do Aurá, em Ananindeua

Publicado

em

Fonte/Foto: G1

Eder Raiol Luterino, 28 anos, estava sozinho, quando foi abordado por ocupantes de um carro. O caso foi passado para a Divisão de Homicídio (DH) que investiga as circunstâncias do crime.

Um homem foi morto a tiros na manhã deste sábado (7) no bairro do Aurá, em Ananindeua, região metropolitana de Belém. De acordo com a Polícia Militar, Eder Harol Gutierres Martinez, de 29 anos, estava sozinho na estrada do Aurá, quando foi abordado por ocupantes de um carro, que atiraram. A vítima morreu na hora.

Ainda segundo a Polícia Militar, a vítima estava em uma moto quando, quando um carro se aproximou. Os ocupantes do veículo desceram e disparam vários tiros contra a vítima. Em seguida, os suspeitos fugiram.

De acordo com a Polícia, Eder era colombiano e estava em Belém há dois anos. Testemunhas afirmam que a vítima praticava agiotagem desde quando chegou à cidade. Segundo depoimentos, a vítima distribuía cartões de visita informando que realizava empréstimos em dinheiro, porém emprestava quantias principalmente, para comerciantes.

Uma equipe do Instituto Médico Legal (IML) esteve no local e realizou a remoção do corpo. O caso foi passado para a Divisão de Homicídio (DH) que investiga as circunstâncias do crime.

Continue lendo

ANANINDEUA

Três pessoas são mortas a tiros no bairro do Curuçambá, em Ananindeua

Publicado

em

Fonte/Foto: G1

Segundo o Ciop, o crime aconteceu na rua Manoel Rosa, atrás do Hospital Santa Maria.

Três homens foram mortos a tiros no início da noite deste sábado (7) no bairro do Curuçambá, em Ananindeua. De acordo com informações preliminares do Centro Integrado de Operações (Ciop), o crime aconteceu na rua Manoel Rosa, atrás do Hospital Santa Maria.

Segundo a Polícia Militar, um carro branco se aproximou das três vítimas, ainda não identificadas, e os ocupantes realizaram disparos de arma de fogo e fugiram em seguida. Os homens baleados morreram no local.

O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado e uma equipe está a caminho do local para realizar a remoção dos corpos. A Polícia Militar informou que viaturas do 29° Batalhão da Polícia Militar e da Força Nacional de Segurança Pública fazem incursões na área para localizar e prender os responsáveis pelo crime. O retorno da Policia Civil ainda é aguardado.

Continue lendo

ANANINDEUA

MPPA realiza capacitação sobre impactos causados por agrotóxicos

Publicado

em

Foto: Reprodução / Fonte: MPPA

Os produtores paraenses de hortaliças e demais interessados, especialmente da região de Ananindeua, podem participar nesta quinta-feira (5), do Seminário “Capacitação de Produtores de Hortaliças do Curuçambá – Ananindeua: Agroecologia e os impactos causados pelos agrotóxicos”, realizado pelo Ministério Público do Pará (MPPA) e pelo Fórum Estadual de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos. O evento ocorre das 9h às 11h00 na Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros do Gleba Guajará, no bairro Curuçambá.

A iniciativa é do promotor de justiça Marco Aurélio Lima do Nascimento, Coordenador do Centro de Apoio Operacional (CAO) Constitucional do MPPA e Coordenador do Fórum Estadual de Combate aos Impactos Causados pelos Agrotóxicos, e da Promotora de Justiça de Defesa do Consumidor da capital, Joana Chagas Coutinho.

Além da discussão qualificada dos possíveis impactos no uso dos agrotóxicos e produtos afins, dentre os objetivos apontados pelos idealizadores do Seminário, está a difusão de ações concretas de proteção à saúde da população e do meio ambiente; o incentivo e acompanhamento da realização de estudos e pesquisas relacionadas aos impactos dos agrotóxicos e transgênicos sobre a saúde dos indivíduos e meio ambiente; e discutir alternativas ao uso dos produtos químicos.

A atividade é parte do Plano de Atuação da Promotoria de Justiça do Consumidor de Belém e do Fórum Estadual, além de integrar uma das atividades da Semana Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, em realização no Estado pelo MPPA.

O Seminário de capacitação de produtores rurais ocorre na atual conjuntura do elevado índice de uso de substancias químicas na produção agrícola brasileira – o IBGE em 2015 estimava um aumento de 150% nos últimos 10 anos – e seus potenciais riscos de impactos socioambientais.

Em realidade próxima, no baixo Tocantins, estudos já apontam que o uso de agrotóxicos na expansão da dendeicultura (o cultivo da palma de dendê) vem causando poluição ambiental nas sub-bacias hidrográficas na região. Em 2014, o Instituto Evandro Chagas (IEC) divulgou os resultados de uma pesquisa que detectou a contaminação por agrotóxicos nas águas da região do Baixo-Tocantins, no Pará. 

Programação

Após a abertura às 9h, ocorre a palestra ‘’Recolhimento de embalagens vazias de Agrotóxico”, com Leonidas Parry Castro da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ). Em seguida ocorre a segunda palestra “Agrotóxico: impactos para a saúde e meio ambiente”, com Pedro Paulo Mota do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará. A última palestra é com Eduardo Sampaio Gomes Leite, representante da Central de Abastecimento do Estado do Pará (CEASA), que vai tratar do “Reaproveitamento de alimentos  para uso em compostagem”.

Fórum

O Fórum Estadual de Combate aos Impactos Causados pelos Agrotóxicos foi implantado no Pará em novembro de 2014, com o objetivo de integrar os órgãos regionais para promoção de estratégias de atuação sobre a temática, tendo em vista as preocupações relacionadas aos efeitos negativos dos agrotóxicos na natureza e na saúde humana no Estado do Pará.

O Seminário realizado nesta quinta (5) vai ao encontro do objetivo proposto pelo Regimento Interno do Fórum Estadual, em que versa sobre “Proporcionar, em âmbito estadual, a discussão das questões relacionadas ao uso dos agrotóxicos e produtos afins, de modo a fomentar e difundir as ações concretas de proteção à saúde do trabalhador, da população em geral e do meio ambiente”.

Serviço

Evento: Seminário ‘’Capacitação de Produtores de Hortaliças do Curuçambá – Ananindeua: Agroecologia e os Impactos causados pelos Agrotóxicos’’.

Horário: 9h00 às 11h00

Local: Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros do Gleba Guajará

Endereço: Estrada do Curuçambá nº 14, Bairro Curuçambá, Ananindeua.

Realização: Ministério Público do Pará (MPPA) e Fórum Estadual de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos.

Texto: Renan Monteiro, estagiário de Jornalismo
Revisão: Mônica Maia, Jornalista

Foto: Veloso Júnior/Ascom Susipe

Continue lendo

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Corpes Digital