LA PAZ — Ao menos sete estudantes morreram e um ficou gravemente ferido ao caírem, nesta terça-feira, do quarto andar da Universidade Pública de El Alto (Upea), cidade vizinha a La Paz, na Bolívia, informou a polícia local. Cinco morreram no local e outros dois no hospital.
O acidente ocorreu no prédio da Faculdade de Finanças da Upea, onde os estudantes foram convocados a uma assembleia no quarto andar. De acordo com o laudo médico, a última vítima deu entrada no hospital com ferimentos graves, traumatismo craniano e lesões múltiplas. Ele foi operado na manhã desta terça-feira, mas morreu de parada cardiorrespiratória.
Segundo vídeos publicados nas redes sociais, dezenas de estudantes estavam espremidos nas portas de acesso ao local do encontro. Houve empurrões e uma grade de metal cedeu ao não resistir à pressão.
Os 11 estudantes caíram no térreo, com piso de cimento, enquanto outros alunos se agarraram desesperadamente a colegas para não ter o mesmo fim. Os estudantes foram transferidos para o Hospital del Norte, próximo à universidade, e para outros dois centro médicos da região.
O coronel Leonel Jiménez, chefe da polícia da cidade andina, disse que os estudantes assistiam “a uma assembleia” e que abriu uma investigação para saber exatamente o que ocorreu.
A Upea ainda não emitiu um comunicado oficial sobre o caso.
]]>