Conecte-se Conosco

MUNDO

Trabalhar menos pode ser a solução para conter o aquecimento global

Reduzir a semana útil para quatro dias diminui o volume de carbono em cerca de 15%, segundo estudos divulgados pelo Greenpeace

Foto: Reprodução / Fonte: Exame

Publicado

em

Em meio aos esforços para a retomada da economia, alguns líderes defendem a redução da jornada de trabalho de cinco para quatro dias. É o caso da primeira ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern. Em vídeo publicado nas suas redes sociais, ela defendeu a medida como uma forma de estimular o turismo, uma das mais importantes indústrias do país, e auxiliar as famílias a retomar a rotina após a pandemia. 

“Se você é um empregador, eu o encorajo a refletir sobre a redução de jornada. Certamente, vai ajudar o turismo em todo o país”, afirmou Ardern, ressaltando que essa é uma decisão que cabe às empresas, em conjunto com os funcionários. 

Além da facilidade em balancear vida pessoal e profissional e do maior tempo para diversão, os defensores da medida contam com um argumento adicional a favor de se trabalhar menos: uma série de estudos indica que a semana de quatro dias terá um impacto relevante nas emissões, ajudando a conter o aquecimento global

O benefício foi levantado pelo escritório neozelandês do Greenpeace. Em artigo publicado na página da organização, Anupam Nanda, professor de economia urbana da Universidade de Reading, na Inglaterra, afirma que ter menos dias úteis na semana pode reduzir o volume de carbono na atmosfera em cerca de 15%. Em grande parte, esse alívio viria da menor necessidade de deslocamento nas cidades. 

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Corpes Digital