A cidade de Portel, na mesorregião do Marajó, a 270 quilômetros de Belém, é um dos chamados pontos da rota turística do Estado do Pará, com praias de água doce, lagos, igarapés e uma série de aprazíveis balneários, para onde acorrem pessoas de todas as partes que buscam paz e tranquilidade neste período do ano, o chamado Verão Amazônico. Várias iniciativas privadas já foram experimentadas no sentido de se fazer de Portel um lugar conhecido e que desperta o desejo da visita.
O empresário Moisés Santana, por exemplo, relatou a importância de uma grande atração turística para o município que fez com que Portel ficasse marcado na memória de todos que se aventuram descendo a tirolesa ou passeando pelo rio, apreciando as belas paisagens da natureza marajoara. Com esta atração, o município só teve a ganhar, pois isto fez com que o número de pessoas aumentasse no verão portelense, fazendo com que a economia dentro do município também crescesse, se aquecesse.
Hoje, segundo Moisés, “não temos mais a tirolesa na praia do Arucará, mas temos muitos balneares incríveis em meio à natureza, como na vila da Prainha, um lugar bem reservado, com música ambiente, para quem gosta de dançar. Tem espaço para os casais dançarem bem à vontade; excelente para um laeer em família, aproveitando a praia e apreciando toda a beleza da natureza”.

No ano de 2015, o Moisés Santana trabalhava como Bombeiro Civil. Ele construiu a primeira Tirolesa de Portel na Praia do Arucará, além de passeio em banana boat, tornando-se na época as principais atrações turísticas do município. A iniciativa levou ao município marajoara muita diversão e adrenalina para os habitantes da cidade e turistas oriundos de cidades vizinhas e até de outros estados, que ali foram passar as férias de verão.
MEIO AMBIENTE
Moisés Santana frisa a importância da preservação ambiental e a integração do ser humano com o meio ambiente, tendo uma visão “que precisamos preservar a natureza, pois podemos fazer turismo sem agredir o meio ambiente, fazendo passeios ecológicos, navegando pelos rios, conhecendo as pequenas vilas de ribeirinhos, apreciando seus costumes e cultura, suas praias de rio com toda a beleza da natureza marajoara”.

SANTA LUZIA
A comunidade Santa Luzia, onde se situa a Prainha, é um dos pontos procurados pelo veranista paraense e de outros Estados que chegam a Portel, município que faz fronteira com Melgaço, Pacajá, Anapu, Bagre, Baião, Senador José Porfírio e Porto de Moz, já na região sudoeste do Estado.
A praia do Tucano é um exemplo de ponto turístico em Portel, que não fica a dever para outras praias famosas do Pará. Ali têm banhistas da cidade, bem como, de vários outros pontos do Estado e de outras localidades do Brasil. Assim, Portel, que já atingiu mais de 63 mil habitantes distribuídos pela cidade e beira de rios piscosos, tais como Anapu, Pacajá, Acutipereira, Camarapi e outros, torna-se cada vez mais, fonte potencial de turismo por seu exotismo com características sui generis de seu povo hospitaleiro. A cidade também possui hotéis com apartamentos contendo frigobar, ar-condicionado e café da manhã, além de um comércio bem dotado de produtos desde o vestuário, mercadistas e mobiliários.
Imagens: Ray Nonato/Ronabar
