Nastro/UFPA disponibilizará telescópios gratuitamente para o público acompanhar o fenômeno na noite de hoje
A Lua vai ganhar um novo visual na noite desta quinta-feira, 27, e os paraenses terão a oportunidade de acompanhar de perto um dos principais fenômenos astronômicos de 2026. Um eclipse lunar parcial profundo poderá ser observado em Belém e terá acompanhamento especial do Núcleo de Astronomia da Universidade Federal do Pará (Nastro/UFPA).
O fenômeno começa ainda na noite de hoje e avança pela madrugada de sexta-feira, 28. Em Belém, a fase parcial está prevista para começar às 23h33, quando a sombra mais escura projetada pela Terra começará a avançar sobre o disco lunar.
O momento de maior intensidade ocorrerá por volta de 1h13, quando aproximadamente 96,2% da Lua estará encoberta pela sombra terrestre. Apesar de ser classificado pela astronomia como parcial, o eclipse terá aparência muito próxima de um eclipse total.
Telescópios serão instalados na UFPA
Para transformar a madrugada em uma experiência de observação e aprendizado, o Nastro/UFPA vai posicionar telescópios na orla do Campus Básico da universidade, em frente ao Complexo de Ensino Mirante do Rio.
A atividade será gratuita e aberta ao público mediante inscrição. De acordo com as informações divulgadas pelo núcleo, as inscrições podem ser feitas até as 18h desta quinta-feira. Menores de 18 anos deverão estar acompanhados dos responsáveis e será necessário apresentar documento de identificação para acesso após as 22h.
A iniciativa permite que o público acompanhe, com auxílio dos equipamentos e da equipe de astronomia, a evolução da sombra da Terra sobre a Lua.
Por que a Lua pode ficar avermelhada?
Um dos momentos mais esperados será quando a Lua estiver quase totalmente mergulhada na sombra da Terra. Nesse período, o satélite poderá apresentar tonalidades avermelhadas.
Isso acontece porque a luz do Sol atravessa a atmosfera terrestre antes de alcançar a Lua. A atmosfera filtra parte da luz azul e permite que comprimentos de onda avermelhados sejam desviados em direção ao satélite, produzindo o efeito característico conhecido popularmente como “Lua de Sangue”.
Fenômeno pode ser visto sem telescópio
Quem não conseguir participar da programação na UFPA também poderá observar o eclipse. Não é necessário possuir telescópio ou qualquer equipamento especial para acompanhar um eclipse lunar, desde que o céu esteja aberto.
Em Belém, entretanto, a grande incógnita será o tempo. A presença de nuvens pode prejudicar a visualização, especialmente durante o período de maior cobertura da Lua.
A observação também pode ser favorecida em locais com menor quantidade de iluminação artificial. Binóculos e telescópios, por sua vez, podem proporcionar uma experiência ainda mais detalhada.
Um espetáculo que vai atravessar a madrugada
O eclipse completo começa antes da fase parcial e termina somente na madrugada. A fase penumbral tem início às 22h24, enquanto a fase parcial começa às 23h34 em grande parte das referências nacionais. O máximo ocorre às 1h13, seguido pelo fim da fase parcial às 2h52 e o encerramento completo do fenômeno às 4h02.
O Observatório Nacional também fará transmissão ao vivo do fenômeno, ampliando o acesso para quem estiver em regiões com céu encoberto.
Serviço:
Fenômeno: eclipse lunar parcial
Data: noite de quinta-feira, 27, para sexta-feira, 28
Início da fase parcial em Belém: 23h33
Auge: aproximadamente 1h13
Lua encoberta: 96,2%
Local de observação: orla do Campus Básico da UFPA
Realização: Nastro/UFPA
Entrada: gratuita, mediante inscrição
Se o céu colaborar, Belém terá uma madrugada especial: basta olhar para cima para acompanhar a lenta passagem da Lua pela sombra da Terra — e, para quem estiver na UFPA, contar ainda com telescópios e orientação especializada para não perder nenhum detalhe do espetáculo.
Da Redação do Jornal A PROVÍNCIA DO PARÁ/Imagem: Sidney Oliveira / Ascom Uepa / Reprodução





