sábado, outubro 24, 2026
Desde 1876

Pesquisas de véspera vão medir a disputa entre Lula e Flávio Bolsonaro antes do segundo turno

Datafolha, Quaest, AtlasIntel e outros institutos têm levantamentos previstos para este sábado (24), último dia antes da votação presidencial

A reta final da eleição presidencial de 2026 será marcada pela divulgação de novas pesquisas de intenção de voto neste sábado, 24. Os levantamentos vão atualizar o cenário da disputa entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL), que se enfrentam nas urnas nesse domingo, 25, no segundo turno.

Entre os institutos com pesquisas previstas estão Datafolha, Quaest, AtlasIntel e Nexus, além de outras empresas de pesquisa. A expectativa é que os resultados ajudem a dimensionar a força dos dois candidatos na véspera da votação, em uma disputa que vem sendo marcada por diferenças estreitas entre os concorrentes.

Datafolha tem divulgação prevista para o início da noite

Um dos levantamentos mais aguardados é o do Datafolha, cuja divulgação está prevista para as 18h40 deste sábado. A pesquisa deve ouvir 4.050 eleitores, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09540/2026.

A pesquisa pretende medir as intenções de voto para a Presidência, a rejeição dos candidatos e possíveis reflexos dos últimos debates eleitorais na decisão dos eleitores.

Quaest e AtlasIntel também entram na reta final

A Quaest tem divulgação prevista de um levantamento com 3.702 entrevistados, enquanto a AtlasIntel realizou entrevistas com 5 mil pessoas para sua nova rodada nacional. Os dois estudos integram o conjunto de pesquisas programadas para atualizar o quadro eleitoral antes da abertura das urnas.

O levantamento da Quaest está registrado no TSE sob o número BR-09158/2026. Já a pesquisa nacional da AtlasIntel tem registro BR-06380/2026. Os números finais poderão ajudar a identificar se houve mudança nas intenções de voto na última semana de campanha.

Disputa apertada aumenta a expectativa

Os levantamentos divulgados nos últimos dias têm mostrado uma disputa acirrada entre Lula e Flávio Bolsonaro. Em parte das pesquisas, o candidato do PL aparece numericamente à frente; em outras, o presidente registra desempenho superior. Em diversos casos, as diferenças estão dentro das respectivas margens de erro, o que exige cautela na interpretação dos resultados.

A proximidade entre os candidatos aumenta a atenção sobre os números divulgados neste sábado, especialmente porque serão conhecidos a poucas horas da votação.

Pesquisas não substituem o resultado das urnas

Os levantamentos eleitorais retratam as intenções de voto no período em que as entrevistas são realizadas. Não representam garantia do resultado final, que será definido pelos votos válidos apurados pela Justiça Eleitoral.

Para o eleitorado, a última rodada de pesquisas oferece um retrato do cenário antes da votação, mas a definição de quem comandará o país pelos próximos quatro anos ocorrerá nas urnas neste domingo (25).

Da Redação do Jornal A PROVÍNCIA DO PARÁ

BANNER-OUTUBRO-DE-OFERTA---300X100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,319FansLike
3,506FollowersFollow
22,900SubscribersSubscribe
BANNER OUTUBRO DE OFERTA - 320X320
BANNER - 320 x 320

Mais recentes