quinta-feira, dezembro 18, 2025
Desde 1876

    Avião da Azul declara emergência após mau tempo impedir pousos

    Uma aeronave modelo Airbus A320, da Azul Linhas Aéreas, precisou declarar emergência por pouco combustível na tarde de ontem, quarta-feira, 19, após não conseguir pousar em dois aeroportos diferentes da Região Nordeste em razão do mau tempo. O avião tinha decolado às 13h23 de Campinas (SP) com destino a São Luís (MA), onde não conseguiu aterrissar. Em seguida, o Airbus A320 seguiu para Teresina (PI), onde novamente não conseguiu realizar o pouso. De acordo com o portal G1, as duas capitais registravam chuva com trovoadas e ventos com velocidade acima de 35 km/h na tarde desta quarta.

    Após ter tentado aterrissar em São Luís e ter arremetido ao se aproximar da pista de Teresina, o piloto declarou emergência ao controle de tráfego aéreo da capital piauiense com a frase: “4871 informa mayday fuel”. Os quatro dígitos numéricos fazem referência ao número do voo, enquanto o mayday é a declaração de emergência e o fuel é como o termo combustível é dito em inglês.

    Após o piloto ter declarado emergência, o controlador perguntou se o voo seguiria para Parnaíba, também no Piauí. O piloto então respondeu que precisava saber as condições climáticas de Parnaíba e de São Luís, ou se tinha ocorrido alguma melhora no tempo em Teresina.

    O controlador declarou que as condições em Parnaíba eram boas e o piloto seguiu para a cidade do norte piauiense, onde pousou em segurança às 17h49. Pelas regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a emergência é declarada quando o avião tem combustível para menos de 30 minutos de voo.

    Após o pouso em Parnaíba, a aeronave foi reabastecida e prosseguiu para São Luís, destino original, onde os passageiros desembarcaram. Em nota, a Azul informou que o avião pousou em “total segurança” e atribuiu a situação às condições climáticas adversas. A empresa disse ainda que prestou assistência aos passageiros.

    “A Azul ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações, valor primordial para a companhia”, completou a nota.

    Fonte e imagem: Pleno.News

    Recuperação de Credito 300-x-100

    artigos relacionados

    PERMANEÇA CONECTADO

    50,325FansLike
    3,554FollowersFollow
    22,800SubscribersSubscribe
    Recuperação de Credito 320-x-320
    Webbanner_320x320px

    Mais recentes