terça-feira, julho 29, 2025
Desde 1876

Oficinas de inclusão digital fortalecem protagonismo feminino no Oeste do Pará

Mulheres de diferentes comunidades dos municípios de Oriximiná, Terra Santa e Faro, no Oeste do Pará, participaram das Oficinas de Inclusão Digital realizadas no mês de julho. A iniciativa teve como foco o desenvolvimento de habilidades para o uso de ferramentas digitais, com orientações sobre navegação segura, criação de e-mails, redes sociais e divulgação de produtos e serviços.

Promovidas pela Mineração Rio do Norte (MRN), em parceria com a Associação das Organizações de Mulheres Trabalhadoras do Baixo Amazonas (AOMT-BAM), as oficinas integram o Projeto Rede Empreendedora de Mulheres Amazônidas. A ação busca ampliar o acesso à informação, promover a inclusão e fortalecer o protagonismo feminino, contribuindo para novas possibilidades de geração de renda e autonomia nas comunidades.

Moradora da comunidade Cabeceira dos Claudios, no município de Terra Santa, Michelle Alves destacou a importância prática dos conteúdos abordados: “A oficina veio na hora exata. Eu pude perceber que nem todo mundo sabe como mexer e mesmo usando diariamente as redes sociais, eu também não tinha a habilidade que eu pensei que tinha. O que mais me chamou a atenção é a facilidade do compartilhamento de conteúdo entre redes sociais. Vamos levar para as comunidades essas informações o que vai ajudar no fortalecimento da associação e na produção de conteúdos como convites e panfletos”, comentou.

O conhecimento promovido pelas oficinas também impactou Beane Leal, da Comunidade Aibi, localizada no município de Faro. “Eu aprendi a fazer coisas que não sabia como convites, atas e manusear o computador. A minha experiencia foi muito boa porque eu só sabia pegar o celular para ligar e mandar áudio. Hoje, aprendi a compartilhar conteúdo e foi muito importante pra mim”, disse.

Para Ana Sampaio, representante da AOMT-BAM, a ação proporciona um passo importante rumo à valorização do trabalho feminino. “O principal objetivo das oficinas é o fortalecimento econômico das mulheres através da inclusão digital, ampliando suas redes de atuação econômicas. A recepção foi calorosa e com um número superior de inscritos que se mostraram engajadas e com muita vontade de aprender”, declarou.

A formação foi destinada a lideranças e moradoras das comunidades quilombolas Serrinha, Jamari, Boa Vista e Cuminã, do Alto Trombetas, no município de Oriximiná. Também participaram as mulheres das comunidades ribeirinhas Ajará, Casinha e Tapixaua, do PAE Sapucuá, também em Oriximiná, e as comunidades Paraíso, Cabeceira dos Claudios, Chuedá, Alema, Nascimento, Jamari e Serra, do município de Terra Santa. Participaram ainda as comunidades Pocó, Inchá, Mabaia, Boa Vista, Aibi I e Aibi II, do município de Faro. 

De acordo com a gerente de Relações Comunitárias da MRN, Elessandra Corrêa, a iniciativa está alinhada às diretrizes de responsabilidade social da empresa, promovendo a valorização e a inclusão das comunidades que possuem interface com o empreendimento. “A MRN decidiu apoiar a oficina de inclusão social para mulheres por reconhecer a importância da equidade de gênero e do acesso à informação como pilares do desenvolvimento social. Essa é uma oportunidade de formação e geração de renda para as participantes, fortalecendo a autonomia, autoconfiança e empoderamento feminino. Essa ação reforça o compromisso da MRN com a promoção dos direitos humanos e com o pilar social da agenda ESG, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e com igualdade de oportunidades”, afirmou.

Fonte e imagem: Ascom/MRN

bn-avistao-300x100
bn-avistao-300x100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

48,893FansLike
3,613FollowersFollow
22,500SubscribersSubscribe
bn-avistao-320x320
bn-avistao-320x320
Webbanner_320x320px
Webbanner_320x320px
Verão2025_320x320px
Rastreabilidade Bovina_320x320px

Mais recentes