Um vídeo que mostra dois homens transportando um patinete elétrico público em cima de uma motocicleta viralizou nas redes sociais nesta semana em Belém, gerando comentários sobre uso indevido e mau uso do novo serviço de mobilidade urbana.
Após a repercussão, os envolvidos gravaram um novo vídeo, publicado pelo perfil Lá Na Pedreira, explicando o episódio. Eles afirmam que estavam usando o patinete normalmente quando o equipamento parou de funcionar de forma repentina. Segundo a dupla, houve tentativa de contato com a empresa JET Brasil responsável pelo serviço por meio do WhatsApp, mas sem sucesso. Diante da ausência de suporte, decidiram transportar o veículo até o ponto de devolução mais próximo, localizado na unidade da Unama, na avenida Alcindo Cacela.
A situação ocorreu justamente na semana de lançamento do sistema de patinetes públicos em Belém. O projeto, inaugurado no último domingo (3), é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e a JET Brasil, e torna a capital paraense a primeira do Norte a oferecer o serviço.
O Termo de Autorização firmado prevê a disponibilização de 600 patinetes elétricos, com 10% (60 unidades) reservados para uso gratuito por agentes públicos. O serviço será testado por 180 dias, sem custos para o município, com avaliação contínua da viabilidade e integração ao trânsito da cidade.
Imagem: Reprodução