sábado, outubro 18, 2025
Desde 1876

Formatura do Curso Técnico em Saúde Bucal na Sespa celebra qualificação profissional

Cerca de 30 concluintes receberam o certificado de formação pela Escola Técnica do SUS Manuel Ayres, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa)

Por Bianca Botelho (SESPA)

A Escola Técnica do SUS Manuel Ayres, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), realizou, na tarde da sexta-feira (22), no auditório da sede em Belém, a cerimônia de formatura da 15ª turma do Curso Técnico em Saúde Bucal (TSB).  Ao todo, 30 concluintes receberam o certificado de formação, marcando mais um passo importante na qualificação dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) no Pará.

Iniciado em agosto de 2023, o curso contemplou alunos dos municípios de Ananindeua, Belém, Marituba, Marapanim e Barcarena. A formação objetiva capacitar tecnicamente profissionais da área da saúde para atuarem de forma consciente, integrada e participativa na consolidação das políticas públicas do SUS. 

Direção da Escola Técnica do SUS Manuel Ayres, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa)
Direção da Escola Técnica do SUS Manuel Ayres, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa)

Pela atual gestão estadual, essa é a sétima turma que se formou, e a diretora da Escola Técnica do SUS, Elizeth Braga, destacou a importância da qualificação oferecida. Ela informou que o curso contou com 18 módulos e carga horária de 1.390 horas, distribuídas entre teoria (720h), prática (320h), estágio supervisionado (350h) e a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Um dos destaques da turma foi a criação de uma cartilha de prevenção, como produto final coletivo. 

“Existe uma grande procura dos municípios para a realização desse curso e já formamos mais de 200 técnicos em saúde bucal. Essa é a finalidade da escola: qualificar o servidor público que trabalha dentro dessa engrenagem que é o SUS. Após o curso, o profissional pode atuar junto ao dentista, inclusive em procedimentos voltados à prevenção e orientação. Eles saem preparados para trabalhar com conhecimento sobre as políticas públicas de saúde bucal e sua interligação com o sistema de saúde. Já temos 90% dos profissionais que se formaram atuando no Sistema Único de Saúde de seus municípios”, afirmou a diretora Elizeth Braga.

Para a coordenadora estadual de Saúde Bucal, Alessandra Amaral, a formação de mais uma turma representa um avanço para a saúde pública no Estado. “Ficamos felizes com essa 15ª turma formada pelo ETSUS. Esses técnicos vêm para somar à equipe de saúde bucal, composta por dentistas e atendentes, agregando ações de prevenção e promovendo a humanização no atendimento à população paraense.”


Formanda Vitória Prado com a mãe: O curso é bom, com disciplinas interessantes. Pretendo mesmo trabalhar nessa área” 
Formanda Vitória Prado com a mãe: “O curso é bom, com disciplinas interessantes. Pretendo mesmo trabalhar nessa área” 

Entre os formandos, a jovem Vitória Prado, de 20 anos, compartilhou a felicidade dela pelo novo caminho profissional. “O curso é bom, com disciplinas interessantes. Agora pretendo mesmo trabalhar nessa área”, contou.

Para a Sespa, a formatura simboliza a conclusão de um ciclo, e também o fortalecimento do compromisso da secretaria com a formação técnica e a qualificação contínua dos profissionais de saúde no Pará.

Texto de Suellen Santos

300x100 Banparacard Consignado
300x100 Banparacard Consignado

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,236FansLike
3,601FollowersFollow
22,700SubscribersSubscribe
360x360 Banparacard Consignado
360x360 Banparacard Consignado
Rastreabilidade Bovina_320x320px
Entregas Ananindeua - 320x320
GovPA_Cirio25_WebBanner_320x320
Webbanner_320x320px
WebBanner_NovaDoca_320x320px

Mais recentes