quarta-feira, outubro 29, 2025
Desde 1876

Trump aumenta tarifas sobre Canadá em 10% após crise por anúncio publicitário

Após romper negociações por causa de um anúncio considerado “enganoso”, presidente dos EUA acusou governo canadense de “jogo sujo”.

Por Redação g1, g1 — São Paulo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que vai aumentar em mais 10% as tarifas sobre produtos canadenses, “além do que eles estão pagando agora” neste sábado (25). A informação foi divulgada pela agência de notícias Reuters.

A decisão ocorre um dia após o rompimento das negociações comerciais com o governo do Canadá — representado pela capital, Ottawa — motivado, segundo Trump, por um anúncio publicitário considerado enganoso(Assista acima)

anúncio também antecede o encontro entre Trump e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, marcado para este domingo (26) na Malásia, durante a cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec).

Entre os temas da reunião estão as tarifas impostas a produtos brasileiros. Trump já afirmou que pode reduzir parte dessas tarifas “nas circunstâncias certas”, sinalizando uma possível abertura nas relações comerciais com o Brasil.

Canadá já enfrentava tarifas médias de 35% sobre produtos exportados para os EUA.

No entanto, alguns itens estão sujeitos a taxas específicas: a madeira importada do país, por exemplo, tem tarifa de 10%, enquanto armários de cozinha, pias de banheiro e móveis estofados são taxados em 25%.

Nesta sexta-feira (24), Trump criticou o Canadá por seu “jogo sujo”, após a província de Ontário exibir uma campanha publicitária nos EUA.

O comercial utilizava trechos de um discurso do ex-presidente americano Ronald Reagan que dizia que as tarifas prejudicavam os americanos, de acordo com a agência de notícias France Presse.

O material provocou a reação imediata de Trump, que disse não ter intenção de se reunir com o primeiro-ministro canadense, Mark Carney, após o episódio.

“O Canadá foi pego trapaceando com um comercial, podem acreditar?”, afirmou o presidente americano antes de embarcar para uma viagem à Ásia. Apesar de Ontário ter anunciado que retiraria o anúncio na segunda-feira, Trump classificou a ação como “jogo sujo” e enfatizou: “Mas eu posso jogar mais sujo que eles”.

A campanha gerou protestos de diversos setores, inclusive da Fundação Ronald Reagan, que disse que o anúncio deturpa as palavras do ex-presidente e que revisaria suas opções legais.

Trump também acusou autoridades canadenses de tentarem “interferir na decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos e de outros tribunais” sobre a legalidade de suas tarifas.

O aumento tarifário representa uma nova tensão em um contexto em que Canadá, Estados Unidos e México negociam a renovação do T-MEC, o tratado comercial que mantém cerca de 85% do comércio transfronteiriço livre de tarifas.

O governo canadense havia dado sinais de avanço nas negociações sobre aço, alumínio e energia, mas o episódio do anúncio publicitário interrompeu a aproximação, segundo a France Presse.

Apesar do clima tenso, Mark Carney disse que está preparado para retomar as negociações assim que os americanos quiserem.

Reportagem com informações das agências Reuters e France Presse.

Trump — Foto: Getty Images

bn-avistao-300x100
bn-avistao-300x100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,217FansLike
3,595FollowersFollow
22,700SubscribersSubscribe
bn-avistao-320x320
bn-avistao-320x320
Rastreabilidade Bovina_320x320px
Entregas Ananindeua - 320x320
GovPA_Cirio25_WebBanner_320x320
Webbanner_320x320px
WebBanner_NovaDoca_320x320px

Mais recentes